Hyundai Caoa amplia linha de importados com foco na eletrificação
A Caoa revelou detalhes da nova estratégia para a Hyundai no mercado brasileiro. A empresa pretende ampliar o número de carros importados oferecidos no país, com foco nos veículos eletrificados.
Durante a apresentação realizada à imprensa, a Caoa mostrou cinco veículos:
Kona
Definido como um "SUV Premium", o Kona estreia em julho de 2023 nas variações híbrida e elétrica. O veículo tem 4,20 metros de comprimento e 2,60 metros de distância entre eixos.
O SUV traz um motor 1.6 a gasolina de 105 cv e 15 kgfm, além de um motor elétrico de 43,5 cv e 17,3 kgfm.
A lista de equipamentos inclui 6 airbags, head up display, central multimídia com tela de 10,25 polegadas e assistências à condução.
No Kona elétrico, que será lançado em agosto, a potência é de 136 cv e 40,3 kgfm de torque instantâneo. A bateria de 39,2 kWh resulta em autonomia de 252 km.
Ioniq
O hatch híbrido estava disponível para locação desde o fim de 2022 e começa a ser vendido comercialmente neste ano.
Com 4,47 metros de comprimento e 2,70 metros de distância entre eixos, ele traz o mesmo conjunto do Kona híbrido: um motor 1.6 a gasolina com 105 cv e 15 kgfm de torque máximo e um motor elétrico de 43,5 cv e 17,3 kgfm.
O consumo é de 18,9 km/l na cidade e 18,8 km/l na estrada, segundo medições do Inmetro.
Tucson
Único SUV fabricado em Anápolis (GO), o Tucson ganhou uma leve reestilização. O modelo, inclusive, já não é mais vendido no exterior desde 2020.
O que vem por aí
A Caoa também revelou seu cronograma de lançamentos para os próximos dois anos. Em 2024, a marca lançará o Ioniq 5 e o SUV grande Palisade com motor a combustão.
Já em 2025, as novidades serão o Palisade híbrido e o aguardado novo Tucson, que será oferecido nas versões a combustão e híbrido.
Revivendo os anos 90
A estratégia representa uma volta às origens, uma vez que a parceria entre Hyundai e Caoa foi iniciada com a importação de veículos em 1999.
Juntas, as empresas atingiram o auge com modelos como Tucson, Santa Fe e i30. O trio ajudou a Hyundai a construir sua reputação no Brasil, que pavimentou o caminho para a Hyundai Motor Brasil iniciar a produção local em 2012 com a gama HB20.
Treinamento é prioridade
Atualmente, a Caoa mantém 33 concessionárias Hyundai (sendo apenas 11 delas com peças, serviços e vendas) e 128 oficinas espalhadas por todas as regiões do país
As oficinas contarão com uma estrutura montada para realizar a manutenção dos veículos eletrificados.
Além de equipamentos adequados, a meta é investir fortemente no treinamento dos colaboradores das revendas para que haja mão de obra capacitada.
Segundo a Caoa, cada box de serviço contará com dois técnicos para realizar os procedimentos com maior segurança.
Para tentar minimizar a ocorrência de problemas com a distribuição de peças, a Caoa se mudará para um novo armazém em Franco da Rocha (SP). O local, que começa a operar em julho de 2023, terá uma área de 22 mil metros quadrados com 48 docas.
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