Novo iPhone? Haval H6 tem desempenho e tecnologia para ameaçar SUVs rivais
Resumo da notícia
- SUV custa R$ 209 mil de olho em Jeep Compass e Toyota Corolla Cross
- H6 Premium traz motor 1.5 turbo e propulsor elétrico que geram 243 cv
- Carro tem versão única com uma generosa lista de equipamentos
No evento de lançamento, a Great Wall Motors (ou simplesmente GWM) falou que seu primeiro SUV no Brasil tinha a pretensão de ser como um 'iPhone dos carros', combinando boas experiências de produto e marca, incomodando os rivais. Design moderno, desempenho de categoria superior e bastante tecnologia embarcada são algumas das qualidades presentes nos dois primeiros modelos da Haval, que será uma das marcas comercializadas pela GWM no Brasil.
Todas essas virtudes estão presentes no H6 Premium, que UOL Carros dirigiu brevemente entre as cidades de Iracemápolis (onde fica a fábrica da GWM) e Limeira, ambas no interior paulista.
Ágil, mas consumo poderia ser melhor
A unidade avaliada tinha propulsão híbrida, combinando o motor 1.5 turbo a gasolina (a tecnologia flex deve ser adotada em um futuro breve) com um propulsor elétrico. A potência combinada é de 243 cv, enquanto o torque máximo chega a 54 kgfm.
Durante o trajeto de pouco mais de 20 km, sendo a maior parte realizado em estradas bem pavimentadas, o H6 Premium se mostrou ágil nas acelerações e bastante suave de ser conduzido. A direção com assistência elétrica é um pouco leve demais, mas não proporciona a temida sensação de insegurança em velocidades mais altas. Já a suspensão se mostrou bem calibrada para encarar as imperfeições das nossas ruas, embora a carroceria incline excessivamente nas curvas mais fechadas - algo que ocorre na maioria dos SUVs.
O nível de ruído a bordo também agradou por conta do isolamento acústico de ótima qualidade, com direito a borrachas bem grossas nas portas para filtrar bem o barulho do lado de fora e proteger a cabine das impurezas.
Chamou atenção a média de consumo combinado informado pela fabricante: apenas 13 km/l. Foi exatamente essa marca que consegui obter após o contato com o SUV. Para efeito de comparação, o H6 fica abaixo do Toyota Corolla Cross híbrido, que chega a 10,7 km/l (com 11,8 na cidade e 9,7 km/l na estrada) com etanol e 16,2 km/l (17,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada) quando abastecido com gasolina.
Conteúdo generoso
O H6 Premium será vendido em versão única de acabamento. O que muda é o tipo de propulsão: além da configuração híbrida (que custa interessantes R$ 209 mil), o modelo será ofertado com a motorização híbrida do tipo plug-in por R$ 269 mil. Neste caso, o SUV usa um conjunto de 393 cv e 77,7 kgfm, que também está presente no H6 GT, o SUV cupê que já avaliamos e será comercializado por R$ 299 mil.
Independente da opção escolhida, o H6 tem um conteúdo bastante generoso. Há itens como 7 airbags, atualização de software via nuvem, central multimídia com tela tátil de 12,3 polegadas, painel digital de 10,2 polegadas, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, controle de velocidade em descidas, bancos revestidos em couro, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, seletor de modos de condução (Normal, Eco, Sport e Neve), freio de estacionamento elétrico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera com visão em 360 graus e porta-malas com acionamento elétrico.
Na segurança, o SUV chinês oferece um pacote completo com alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa de rolamento, leitura de placas de trânsito e alerta de tráfego cruzado traseiro.
O H6 ainda é capaz de alertar sobre a aproximação de veículos antes de os passageiros deixarem o veículo e pode realizar manobras de marcha a ré de forma autônoma por uma distância de até 50 metros, reproduzindo o trajeto realizado anteriormente caso o motorista precise voltar em uma rua apertada.
O modelo da Haval ainda traz uma assistente pessoal capaz de reconhecer comandos de voz. Seu funcionamento, porém, poderia ser um pouco mais preciso. Ao pedir para fechar o teto solar, por exemplo, a cobertura não foi fechada junto com o teto, expondo os passageiros ao forte sol.
Quando insisti no comando ("fechar a cobertura do teto solar"), a resposta dada foi que "o teto solar já está fechado". O único item opcional é o teto solar panorâmico, que será oferecido por R$ 10 mil.
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