Nissan Sentra volta ao Brasil para tentar desbancar o Corolla; veja preços
Há dois anos fora do mercado, o Nissan Sentra retorna ainda mais ambicioso para dividir as vendas com o principal rival de sempre: o Toyota Corolla. De 2021 para cá, o segmento dos sedãs médios se reconfigurou, tendo agora até Volkswagen Virtus na jogada. São três versões: Advance 2.0 CVT (R$ 148.490), Exclusive 2.0 CVT (R$ 171.590) e Exclusive 2.0 CVT Interior Premium (R$ 173.290).
No âmbito do visual, o sedã ganhou linhas mais robustas, com assinatura dos conjuntos ópticos de LED mais afiladas. Outros elementos de design são o teto solar, os faróis de neblina, as rodas de liga leve aro 17 diamantadas e grade inferior no para-choque traseiro. Segundo a Nissan, a novidade está 5 cm mais larga do que a antiga geração.
Além disso, tem materiais de revestimento, sistemas de segurança e de infotenimento aprimorados. Junto disso, traz a nova geração do motor 2.0 com ciclo Atkinson, voltado a entregar mais economia do que o anterior, de ciclo Otto.
Para aprimorar o silêncio dentro da cabine, o acabamento interno do motor é espelhado, o que ajuda a reduzir a aspereza do funcionamento. Ainda assim, desenvolve honestos 151 cv a 6 mil rpm e 20 kgfm a 4 mil rpm, somente com gasolina, e aliado ao câmbio do tipo CVT que simula oito marchas. Conta com quatro modos de condução. São eles:
- Normal: para melhor equilíbrio entre aceleração e dirigibilidade em qualquer condição
- Sport: mantém a marcha mais baixa com rotações mais altas
- Manual: para controle do motorista de velocidade e aceleração por seleção de marcha por meio de paddle shifts atrás do volante (controle tipo borboleta)
- ECO: ajusta a entrega de energia e a resposta do acelerador para o consumo ser reduzido entre 5% e 10%
Primeiras impressões
Pudemos testar o carro antes do lançamento e vimos como a Nissan quer se aproximar do público que almeja voltar a atingir. Além do rodar suave, da boa posição ao volante e dos acabamentos sensíveis ao toque, aposta na calibração de suspensão, que talvez seja a mais macia do seu segmento.
É bem estável também, mesmo em velocidades mais elevadas. Em contrapartida, perde um pouco na agilidade nas curvas, comparado com a média dos rivais. Ainda assim, o acerto preserva a resposta precisa do volante.
A calibração do câmbio favorece bastante o funcionamento do motor em baixas rotações, sem ficar devendo o bom torque para as saídas de semáforo. Só que na hora de pisar fundo, em situações de ultrapassagem (por exemplo), o motor vai mostrar todo o seu potencial em rotações bem altas.
O cluster e a central multimídia têm visual bem elegante e têm a vantagem de não forçar muito a vista, ao apostarem mais nas cores frias. A tela sensível ao toque é mais refinada do que as outras da marca e tem boa capacidade de seleção das abas, sem causar estranhamento a quem já está acostumado com a do Kicks, por exemplo. Ainda assim, há rivais com sistemas de entretenimento mais tecnológicos.
Para quem comprar primeiro
Está disponível para compra em uma hotsite especial que disponibilizará 100 unidades. O comprador dará sinal de R$ 2 mil e receberá como cortesia um kit com itens exclusivos que contém o pacote Plus do Nissan Protect (três anos de revisões grátis e um ano extra de Nissan Way Assistance).
Além disso, ganhará também cartão combustível no valor de R$ 1 mil, uma viagem especial criada pela agência especializada em roteiros personalizados Instaviagem, com direito a duas diárias, experiências únicas, jantar, seguro e presente no quarto. Uma mala de viagem personalizada criada em parceria pelo Estúdio de Design da Nissan América Latina e pela marca de streetwear Pace completa o conjunto. Confira os principais equipamentos de série de cada versão:
Advance 2.0 CVT
- Acabamento dos bancos em material sintético na cor preta;
- Acendimento inteligente dos faróis (sensor crepuscular);
- Airbags duplos na frente, laterais e cabeças (6);
- Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW);
- Alerta de Objetos no Banco Traseiro;
- Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA);
- Ar-condicionado automático digital de duas zonas;
- Assistente Inteligente de Frenagem (FEB);
- Assinatura dos faróis dianteiros em LED;
- Banco do motorista com regulagem elétrica;
- Banco traseiro bipartido e dobrável com tecnologia Zero Gravity®;
- Bancos dianteiros aquecidos e com tecnologia Zero Gravity®;
- Câmera de estacionamento traseira;
- Central multimídia de oito polegadas;
- Faróis dianteiros e de neblina de LED;
- Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX);
- Freios a disco nas 4 rodas, com ABS, controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA);
- Painel de instrumentos com display central em TFT de sete polegadas;
- Portas USB dianteiras (Tipo A + tipo C) e traseira (Tipo A);
- Retrovisores externos com regulagem elétrica e LED indicador de direção;
- Rodas de liga leve de 17" diamantadas e pneus 215/50 R17;
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS);
- Sistema inteligente de partida em rampa (HSA);
- Sistema de som com 6 alto-falantes;
- Troca de marchas no volante (paddle shift);
Exclusive 2.0 CVT
Todos da Advance mais:
- Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA);
- Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW+I-LI);
- Faróis automáticos inteligentes (HBA);
- Monitoramento de Ponto Cego (BSW);
- Partida remota do motor;
- Piloto Automático Inteligente (ICC) com comandos no volante;
- Retrovisor interno eletrocrômico;
- Retrovisores externos rebatíveis eletricamente;
- Sistema premium de som BOSE® com oito alto-falantes;
- Teto solar com controle elétrico;
- Visão 360º Inteligente e Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD);
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