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Funciona? Spray mágico promete reparar ralados de carros e bomba nas redes

Do UOL, em São Paulo

17/03/2023 04h00

Imagine consertar um ralado no carro como quem passa uma borracha em um rabisco de lápis. É o que sugere um vídeo viral que mostra alguns veículos danificados, de cores diferentes, e que são perfeitamente reparados com a aplicação de um spray.

  • Encontramos o produto em questão à venda na internet por US$ 25 (cerca de R$ 130).
  • Está disponível nas opções de cor branca, vermelha, preta, azul, amarela e cinza.
  • Rótulo está escrito em mandarim e, aparentemente, a forma de aplicação se limita aos vídeos, onde a pessoa apenas dá uma rápida jateada no local a ser reparado.
  • Pelo que os vídeos sugerem, não precisa de nenhum tipo de procedimento específico para a aplicação do produto.

Nem tudo o que reluz é ouro

Será que toda a parafernália dos funileiros é pura belela?  - Divulgação - Divulgação
Será que toda a parafernália dos funileiros é pura belela?
Imagem: Divulgação

Ainda que uma lata dessas seja mais em conta do que um serviço de funilaria e pintura convencional, não convence nem mesmo os profissionais, que poderiam reduzir significativamente os custos de reparação e aumentar seus lucros com esse novo produto.

Se nem mesmo após toda a preparação da funilaria - que contempla a utilização de lixas, nivelamento com massa, aplicação do primer antes das demãos da pintura e mais camadas de verniz depois dela - o resultado ficaria bom com o produto, imagina então alguém que for utilizá-lo na garagem de casa, sem os passos que antecipam a pintura?" Alexandre Barros Pinho, proprietário da oficina de funilaria e mecânica WTC Express.

Alexandre explica que se o procedimento preparatório para a pintura não for seguido corretamente, as imperfeições no relevo da superfície continuarão. Além disso, sem o ambiente propício para a pintura (como o das cabines), livre de impurezas, a tinta muito possivelmente será contaminada. A diferença de cor e a aparição de manchas no resultado também são inevitáveis, segundo o especialista.

"A emenda do spray com a tinta normal do carro deixará com manchas e com uma grande diferença de cor entre as partes pintadas e não pintadas. Para se ter uma ideia, mesmo nas cabines de pintura, se você não utiliza a cor exata da marca, isso pode acontecer. Outro ponto muito importante para o resultado final é a qualidade do pigmento da tinta e do verniz", explica.

"São muitos tipos de cor. Exemplo é o "Branco Mahler" da GM, que tem seis tipos. O "Branco Summit", também da Chevrolet, tem mais de um tipo. Imagina só, então, a diferença para as outras diversas variações de brancos de outras marcas. No catálogo deste produto só está escrito "branco" entre as cores disponíveis, e mais nada", conclui.

Desse modo, ficamos no aguardo de algo que realmente possa funcionar da melhor forma possível. Claro que nada impede desse produto ajudar contra a corrosão da lataria que ocorre principalmente nos carros mais antigos, mas faltam muitos fundamentos básicos para que o resultado dos vídeos venham com um simples spray.

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