5 vícios que você comete ao volante e que detonam o seu carro
Quando se fala em custos com a manutenção corretiva, todo mundo não quer nem ouvir falar, já que requer gastos que, geralmente, não estavam previstos no orçamento mensal. O que muitos não sabem é que a maneira como cada um dirige pode influenciar diretamente na durabilidade dos componentes do veículo.
Para você entender melhor, listamos alguns dos vícios mais comuns que podem ser evitados, o que, certamente, o fará economizar uma grana e prolongar a vida útil do seu carro.
Passar em lombadas ou valetas na diagonal
- Movimentos torcionais ao passar em lombadas ou valetas na diagonal podem comprometer os componentes da suspensão como buchas, molas, coxins, amortecedores e rolamentos, ocasionando, em muitas vezes, empenamento, folgas excessivas, rangidos e até quebras.
- Recomendação é passar na lombada em baixa velocidade (quanto maior o desnível, menor a velocidade), com as duas rodas dianteiras tocando simultaneamente o obstáculo.
Pisar na embreagem sem motivos
- Pedal só pode ser pisado na hora de fazer as trocas de marchar.
- Dica para prolongar a vida útil da embreagem é pisar até o fundo e soltá-la de forma suave e sem dar trancos nas trocas de marcha ou arrancadas.
- Sair com o carro em segunda marcha acelera o desgaste do componente e é prática condenável.
- Kit de embreagem para um carro popular, por exemplo, não sai por menos de R$ 700, sem a mão de obra.
Frear constantemente
- Frear a toda hora e sem motivos é uma prática que, além de consumir mais combustível, consumirá também as pastilhas e discos de freio mais rápido do que se imagina.
- O ideal é frear somente quando for realmente necessário.
- Velocidades mais altas exigem mais do freio; por isso, evite este vício.
- Nos automáticos, sobretudo quem não está acostumado, usar o pé esquerdo para frear é um erro, pois nos modelos com câmbio manual, geralmente o motorista não tem a mesma sensibilidade nos dois pés, pisando até o fundo.
- Nas curvas, tanto no manual quanto automático, frear bruscamente pode acarretar na perda do controle. Por isso, antecipe-se e freie com bastante cautela e, se for uma curva mais fechada e com descida, o uso do freio-motor é sempre bem-vindo.
"Segurar" o carro nas ladeiras só com a embreagem ou na posição Drive
- Ao subir o aclive e parar, nunca o deixe engatado, "segurando" o carro até o momento de sair novamente. Ao deixá-lo engatado controlando só com o pé nos pedais da embreagem e acelerador, ocorre o aumento do desgaste do disco de embreagem.
- Situação complica em carros automáticos, pois o conserto pode variar entre R$ 4.000 e R$ 30.000. Nos dois casos, a regra é sempre manter o pé no freio ou deixar o freio de estacionamento, o popular freio de mão, puxado quando o veículo estiver parado.
Descansar a mão no câmbio
- Além de não ser seguro dirigir apenas com uma mão ao volante, peso das mãos pode forçar as engrenagens do sistema.
- Contribui para o desgaste prematuro de componentes da caixa de câmbio como engrenagens e sincronizadores, acarretando problemas nas trocas de marchas.
- Serviço de recuperação do câmbio - inclui a substituição de todos os componentes danificados e ajustes e calibragem - pode custar R$ 1.200, dependendo do modelo do veículo.
- Em carros automáticos, apesar de ocorrer com menos frequência, não é recomendável deixar as mãos apoiadas no câmbio.
* Fontes: Sindirepa-SP, Cartec Mecânica e GIPA
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