Topo

Frentista desastrado: o que acontece se colocar combustível errado no carro

Siga o UOL Carros no

Fernando Pedroso

Colaboração para o UOL

23/03/2023 04h00

Um momento de distração do frentista e pronto: seu carro pode ser abastecido com o combustível errado. E isso acontece mais do que se imagina. Por exemplo, o motorista tem uma picape flex, mas o frentista é acostumado a colocar diesel nesse tipo de carro. Ou o próprio cliente tem dois carros e se confunde na hora de pedir.

Os casos mais graves são os envolvendo diesel, seja colocando gasolina em modelos movidos pelo combustível ou o contrário.

"Ambos não vão pegar e vai fazer muita fumaça. Pode ser que diluídos até funcionem, mas vai fazer muita fumaça, além de travar bicos injetores, estragar bomba e entupir filtros", diz Pedro Luiz Scopino, responsável técnico da Scopino Auto Club.

Para o especialista, no entanto, é muito raro que o motor tenha problemas mais sérios, mas sim nessas peças citadas. As falhas podem ser amenizadas, ainda, caso o motor não seja ligado. "Nesse caso, às vezes só a limpeza no tanque já resolve".

Em caso de troca de gasolina pelo álcool em carros não flex, ou pode nem pegar ou pode falhar bastante. "Mas as consequências são menos graves. É só fazer a limpeza do sistema, trocar filtros e limpar bicos", disse Scopino.

Caso haja a troca, faça como o recomendado pelo especialista e não dê partida. O melhor a fazer é chamar um guincho e mandar o carro para uma oficina. É importante também não tentar fazer o procedimento sozinho, já que o óleo diesel pode deixar vestígios por onde passa e pode trazer problemas no futuro.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.