Tesla dá descontos de 50% em carros na China e cria guerra entre montadoras
A Tesla vem gerado uma confusão no mercado automotivo chinês desde outubro do 2022, quando a marca começou a dar descontos nos veículos produzidos na fábrica dos arredores de Xangai.
Em janeiro deste ano, a montadora, com grande importância na competitividade automobilística da China, iniciou uma nova onda de descontos que deixou carros com valores de 14 a 50% mais baratos comparados com o mercado americano e europeu.
A queda nos valores dos veículos da Tesla obrigou outras montadoras abaixarem os preços. Desde marcas locais até as internacionais, como Volkswagen e Mercedes, ofereceram descontos.
Um exemplo dessa situação é o Ford Mach-E, que está quase um terço mais barato do que o valor comercializado nos EUA.
"A Tesla criou confusão para o resto do mercado", disse Jochen Siebert, diretor-gerente da JSC Automotive, consultoria de escritórios em Xangai e Stuttgart.
A Bloomberg News apurou que aproximadamente 30 montadoras diminuíram o preço dos veículos e que essa atitude pode levar outras marcas à falência.
A Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis afirmou na quarta-feira, que essa solução a longo prazo pode criar uma desaceleração das vendas e acúmulo de estoques, e que o setor deveria "voltar ao funcionamento normal".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.