Topo

ANÁLISE

BMW XM: aceleramos o SUV milionário e extravagante que desafia Lamborghini

Alessandro Reis

Do UOL, no Arizona (Estados Unidos)*

24/03/2023 04h00

A BMW está lançando o XM, SUV grande de luxo com tecnologia híbrida e estilo extravagante. A novidade estreia nos Estados Unidos, onde é fabricada, e tem preço inicial de US$ 159 mil (R$ 835 mil na conversão direta) para concorrer com Lamborghini Urus e outros SUVs de luxo e alta performance.

A marca avalia se o XM também será vendido no Brasil. A certeza, porém, é de que certamente custará bem mais de R$ 1 milhão se for comercializado por aqui. A convite da BMW, UOL Carros conheceu o lançamento no Arizona (EUA) e conta os detalhes abaixo.

O que o BMW XM traz

  • Trata-se do primeiro carro da BMW M, divisão de alta performance da marca alemã, equipado com propulsão eletrificada
  • Modelo une motores 4.4 V8 biturbo e elétrico e tem potência combinada de 653 cv e torque total de 81,6 kgfm
  • Medindo 5,11 m de comprimento e com 3,10 m de distância entre-eixos, gigante pesa 2.710 kg
  • Aceleração de zero a 100 km/h em apenas 4,3 segundos, apesar do peso elevado
  • Velocidade máxima é limitada a 250 km/h, mas limite sobe a 270 km/h com pacote opcional
  • Potência cai para 200 cv e velocidade máxima chega a 140 km/h no modo 100% elétrico
  • Marca diz que autonomia das baterias é de até 88 km, aproximadamente

Estilo

BMW XM estilo dianteira - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
  • Carro para americanos: grande, extravagante e chama atenção onde passa
  • Carroceria musculosa: predominância de linhas retas, lembra o estilo do SUV elétrico iX - que é um pouco menor em todas as dimensões
  • Dianteira alta exibe enorme grade de duplo rim com moldura dourada e contorno iluminado
  • Conjunto ótico é dividido em duas seções, trazendo luzes de condução diurna na parte superior e faróis mais abaixo
  • Friso contorna os vidros laterais e caimento do teto na traseira remete a cupês
  • Na parte de trás, destaque para as lanternas finas na horizontal e para as saídas quádruplas do sistema de escape
  • Tampa do porta-malas: o emblema foi deslocado para os cantos superiores do vidro traseiro
  • Rodas de liga leve de 21 polegadas no 'modelo básico' e de aro 23 na unidade testada - nunca um BMW produzido em série trouxe antes rodas tão grandes.

Vida a bordo

BMW XM interior - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
  • Com mais de 2 m de largura e entre-eixos de 3,10 m, o BMW XM traz espaço de sobra para cinco ocupantes.
  • Segunda-fileira de assentos pode trazer almofadas e tem controles de ar-condicionado independentes.
  • São quatro zonas diferentes de temperatura e o sistema de som opcional da Bowers & Wilkins traz 1.500 W de potência e efeito surround
  • Todos os revestimentos internos são de alto padrão, mesclando couro, Alcantara, fibra de carbono, metal e outros materiais nobres por todos os lados
  • Não existe teto solar: em seu lugar, há um impressionante revestimento tridimensional em forma de prisma iluminado por mais de cem LEDs
  • Painel e multimídia são reunidos em telas de, respectivamente, 12,3 e 14,9 polegadas, formando um conjunto curvo
  • Também há um head-up display, que exibe no para-brisa informações ao motorista - incluindo as de navegação do sistema GPS nativo
  • Na dianteira, bancos podem ser equipados com aquecimento, ventilação e até massagem
  • Como seria de se esperar em um automóvel dessa categoria, a segurança é reforçada e conta com sistemas semiautônomos de assistência à condução
  • Essas tecnologias incluem reconhecimento de placas de trânsito, frenagem automática de emergência e esterçamento automático do volante
  • Capacidade do porta-malas é de bons 527 litros

Desempenho

BMW XM dinâmica 3/4 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Não tive a oportunidade nem tenho a capacidade de testar o XM perto do seu limite, até porque meu contato ao volante do carro foi em vias públicas. Contudo, o SUV impressiona com sua agilidade e direção direta, apesar do tamanho e do peso avantajados.

  • No modo de condução híbrido, o motor elétrico e seu torque instantâneo, desde a primeira rotação, proporciona aceleração imediata
  • Tudo isso com o delicioso ronco do motor V8 4.4, desenvolvido especialmente para o modelo
  • A tração é integral, inclusive no modo 100% elétrico, e o câmbio, automático de oito marchas
  • Um botão no console central aumenta ainda mais o rugido do propulsor a gasolina
  • Para maior precisão na condução, o XM traz de série suspensão ativa, com amortecedores ajustáveis de acordo com o piso e o estilo de condução selecionado
  • As suspensões contam, ainda, com barra de estabilização ativa acionada por motores elétricos
  • As rodas traseiras esterçantes deixam a condução ainda mais afiada
  • O botão M no volante permite ajustar o modo mais esportivo, com menos interferências do sistema eletrônico de estabilidade

Mercado

BMW XM traseira estática - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O BMW XM marca a estreia a divisão M na era da eletrificação.

  • Trata-se de um SUV com visual diferente e preço, performance e equipamentos de SUVs de alto luxo.
  • Segundo representantes da marca alemã, o lançamento mira rivais igualmente extravagantes como Lamborghini Urus.
  • Nos próximos meses, BMW vai lançar a série especial Label Red do XM, ainda mais potente e cara.
  • Montadora informa que o XM Red terá preço inicial acima de US$ 185 mil (cerca de R$ 970 mil na conversão direta).
  • Série amplia potência para 759 cv e torque para 102 kgfm.

FICHA TÉCNICA - BMW XM

BMW XM lateral chapada - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Preço: a partir de US$ 159 mil (R$ 835 mil na conversão direta)
Motores: 4.4 V8 biturbo a gasolina de 496 cv e elétrico de 200 cv
Câmbio: automático de 8 marchas, tração integral
Potência combinada: 653 cv a 5.400 rpm
Torque combinado: 81,6 kgfm a 1.600 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 4,3 segundos
Velocidade máxima: 270 km/h (com kit opcional)
Dimensões: 5,11 m de comprimento, 2 m de largura, 1,75 m de altura e 3,10 m de distância entre-eixos
Peso: 2.710 kg
Porta-malas: 527 litros
Tanque: 69 litros

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

* Viagem a convite da BMW do Brasil