A BMW está lançando o XM, SUV grande de luxo com tecnologia híbrida e estilo extravagante. A novidade estreia nos Estados Unidos, onde é fabricada, e tem preço inicial de US$ 159 mil (R$ 835 mil na conversão direta) para concorrer com Lamborghini Urus e outros SUVs de luxo e alta performance.
A marca avalia se o XM também será vendido no Brasil. A certeza, porém, é de que certamente custará bem mais de R$ 1 milhão se for comercializado por aqui. A convite da BMW, UOL Carros conheceu o lançamento no Arizona (EUA) e conta os detalhes abaixo.
O que o BMW XM traz
- Trata-se do primeiro carro da BMW M, divisão de alta performance da marca alemã, equipado com propulsão eletrificada
- Modelo une motores 4.4 V8 biturbo e elétrico e tem potência combinada de 653 cv e torque total de 81,6 kgfm
- Medindo 5,11 m de comprimento e com 3,10 m de distância entre-eixos, gigante pesa 2.710 kg
- Aceleração de zero a 100 km/h em apenas 4,3 segundos, apesar do peso elevado
- Velocidade máxima é limitada a 250 km/h, mas limite sobe a 270 km/h com pacote opcional
- Potência cai para 200 cv e velocidade máxima chega a 140 km/h no modo 100% elétrico
- Marca diz que autonomia das baterias é de até 88 km, aproximadamente
Estilo
- Carro para americanos: grande, extravagante e chama atenção onde passa
- Carroceria musculosa: predominância de linhas retas, lembra o estilo do SUV elétrico iX - que é um pouco menor em todas as dimensões
- Dianteira alta exibe enorme grade de duplo rim com moldura dourada e contorno iluminado
- Conjunto ótico é dividido em duas seções, trazendo luzes de condução diurna na parte superior e faróis mais abaixo
- Friso contorna os vidros laterais e caimento do teto na traseira remete a cupês
- Na parte de trás, destaque para as lanternas finas na horizontal e para as saídas quádruplas do sistema de escape
- Tampa do porta-malas: o emblema foi deslocado para os cantos superiores do vidro traseiro
- Rodas de liga leve de 21 polegadas no 'modelo básico' e de aro 23 na unidade testada - nunca um BMW produzido em série trouxe antes rodas tão grandes.
Vida a bordo
- Com mais de 2 m de largura e entre-eixos de 3,10 m, o BMW XM traz espaço de sobra para cinco ocupantes.
- Segunda-fileira de assentos pode trazer almofadas e tem controles de ar-condicionado independentes.
- São quatro zonas diferentes de temperatura e o sistema de som opcional da Bowers & Wilkins traz 1.500 W de potência e efeito surround
- Todos os revestimentos internos são de alto padrão, mesclando couro, Alcantara, fibra de carbono, metal e outros materiais nobres por todos os lados
- Não existe teto solar: em seu lugar, há um impressionante revestimento tridimensional em forma de prisma iluminado por mais de cem LEDs
- Painel e multimídia são reunidos em telas de, respectivamente, 12,3 e 14,9 polegadas, formando um conjunto curvo
- Também há um head-up display, que exibe no para-brisa informações ao motorista - incluindo as de navegação do sistema GPS nativo
- Na dianteira, bancos podem ser equipados com aquecimento, ventilação e até massagem
- Como seria de se esperar em um automóvel dessa categoria, a segurança é reforçada e conta com sistemas semiautônomos de assistência à condução
- Essas tecnologias incluem reconhecimento de placas de trânsito, frenagem automática de emergência e esterçamento automático do volante
- Capacidade do porta-malas é de bons 527 litros
Desempenho
Não tive a oportunidade nem tenho a capacidade de testar o XM perto do seu limite, até porque meu contato ao volante do carro foi em vias públicas. Contudo, o SUV impressiona com sua agilidade e direção direta, apesar do tamanho e do peso avantajados.
- No modo de condução híbrido, o motor elétrico e seu torque instantâneo, desde a primeira rotação, proporciona aceleração imediata
- Tudo isso com o delicioso ronco do motor V8 4.4, desenvolvido especialmente para o modelo
- A tração é integral, inclusive no modo 100% elétrico, e o câmbio, automático de oito marchas
- Um botão no console central aumenta ainda mais o rugido do propulsor a gasolina
- Para maior precisão na condução, o XM traz de série suspensão ativa, com amortecedores ajustáveis de acordo com o piso e o estilo de condução selecionado
- As suspensões contam, ainda, com barra de estabilização ativa acionada por motores elétricos
- As rodas traseiras esterçantes deixam a condução ainda mais afiada
- O botão M no volante permite ajustar o modo mais esportivo, com menos interferências do sistema eletrônico de estabilidade
Mercado
O BMW XM marca a estreia a divisão M na era da eletrificação.
- Trata-se de um SUV com visual diferente e preço, performance e equipamentos de SUVs de alto luxo.
- Segundo representantes da marca alemã, o lançamento mira rivais igualmente extravagantes como Lamborghini Urus.
- Nos próximos meses, BMW vai lançar a série especial Label Red do XM, ainda mais potente e cara.
- Montadora informa que o XM Red terá preço inicial acima de US$ 185 mil (cerca de R$ 970 mil na conversão direta).
- Série amplia potência para 759 cv e torque para 102 kgfm.
FICHA TÉCNICA - BMW XM
Preço: a partir de US$ 159 mil (R$ 835 mil na conversão direta)
Motores: 4.4 V8 biturbo a gasolina de 496 cv e elétrico de 200 cv
Câmbio: automático de 8 marchas, tração integral
Potência combinada: 653 cv a 5.400 rpm
Torque combinado: 81,6 kgfm a 1.600 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 4,3 segundos
Velocidade máxima: 270 km/h (com kit opcional)
Dimensões: 5,11 m de comprimento, 2 m de largura, 1,75 m de altura e 3,10 m de distância entre-eixos
Peso: 2.710 kg
Porta-malas: 527 litros
Tanque: 69 litros
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* Viagem a convite da BMW do Brasil
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