Uber vingativo: motorista cancela corrida como revanche contra passageira
Está circulando nas redes um vídeo em que um motorista de aplicativo "se vinga" de uma passageira. O episódio aconteceu após ela cancelar a corrida pelo 99 e, ao solicitar uma nova viagem pelo Uber, ter sido vinculada ao mesmo condutor, que por sua vez, não deixou "barato".
O motorista aceitou a nova corrida e mandou uma mensagem perguntando se ela "cancelaria novamente". A mulher respondeu que o estava aguardando. Assim, foi até ela e, ao chegar bem perto, o motorista cancelou a nova corrida, acenando e sorrindo em tom de deboche.
- O cancelamento de corridas é algo muito debatido ao longo dos anos, por praticamente todas as plataformas que existem.
- O assunto, inclusive, já foi motivo para uma onda de desligamento em massa da Uber em 2021, com mais de 15 mil descadastramentos de motoristas que acumulavam reclamações desse tipo.
- Conforme o que já foi relatado pela empresa à redação naquela época, motoristas parceiros são profissionais independentes e, assim como os usuários, podem cancelar viagens em caso de necessidade.
- Pela facilidade de voltar atrás apenas com o toque de um botão, seja por motivos de vingança ou não, a prática ainda é bastante comum, tanto por passageiros quanto por motoristas.
Porém, cancelamentos excessivos ou para fins de fraude representam abuso do recurso e configuram mau uso da plataforma, pois atrapalham o seu funcionamento e prejudicam intencionalmente a experiência dos demais usuários e motoristas. Equipes e tecnologias próprias revisam os cancelamentos, para identificar suspeitas de violação ao Código da Comunidade e, caso sejam comprovadas, banir as contas envolvidas, de motoristas e passageiros", disse a Uber.
Do outro lado, Denis Moura, diretor executivo da Associação de Motoristas Particulares Autônomos do Rio de Janeiro (Ampa-RJ), uma forma de o passageiro ajudar é entender a relação como uma parceria.
Muitas vezes a gente fica refém do passageiro, que faz reclamações injustas à plataforma. Para eles, uma reclamação pode representar um desconto na corrida, para o motorista, ela pode gerar um banimento. Com isso, o número de profissionais fica cada vez menor e será cada vez mais difícil ter um serviço de qualidade", opina.
O ponto em comum entre os dois lado dessa mesma "moeda" é que tanto motorista quanto passageiro têm a perder com os cancelamentos. Seja devido ao tempo a mais que cada um precisará para que a corrida seja executada, ou pelo próprio histórico de comentários e reclamações dentro da plataforma.
E como o negócio da corrida por aplicativo está cada vez mais ficando descentralizado, as tolerâncias a esse tipo de atitude se tornam cada vez mais baixas.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.