Topo

Porsche abre nova loja em SP com espaço para atrair fãs de carrões

Divulgação
Imagem: Divulgação

Rafaela Borges

Colaboração para o UOL

29/03/2023 10h02

A Porsche inaugurou sua primeira concessionária no Brasil com o conceito Porsche Platz. Trata-se de um espaço que não tem o objetivo de ser apenas um local para vender carros, mas também um centro de convivência para consumidores, prospects (possíveis novos donos de modelos da fabricante) e fãs da marca.

A concessionária fica na avenida Heitor Penteado, na zona oeste de São Paulo, e é a segunda autorizada da montadora na capital paulista - de um total de 13 revendas em todo o Brasil. Batizada de Porsche Center Oeste, faz parte do grupo BEXP - que também tem autorizadas de marcas como Jeep e Audi.

A primeira concessionária da Porsche em São Paulo, na zona sul, é da Stuttgart, antiga importadora oficial para o Brasil - antes de a própria montadora assumir a operação, em 2015. No novo espaço, a BEXP investiu R$ 29 milhões - ou R$ 8 mil em cada um dos 3.620 metros quadrados da revenda, que tem três andares.

O conceito Porsche Platz

Nova loja da Porsche em São Paulo - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Em vez das tradicionais mesas de vendedores, a Porsche Center Oeste tem lounges de convivência, montados ao redor dos carros expostos no local. O atendimento é feito em salas privadas.

O primeiro andar também tem salas de atendimento de serviços. Após o processo, os carros são levados de elevador ao espaço da oficina, nos andares superiores. Outro destaque é a sala de entrega dos automóveis aos clientes, com móveis contemporâneos importados da Alemanha.

Ainda no primeira andar, há a loja de artigos oficiais da marca, como roupas e miniaturas de carros. Na parte externa, está o terceiro carregador de 350 kW, para carros elétricos, do Brasil. Os outros dois ficam em espaços da concessionária Stuttgart.

O segundo piso reforça o conceito de centro de convivência. Há bar com lounge, para atender clientes e prospects, que também podem usar gratuitamente espaços de coworking montados no local - basta agendar antecipadamente o horário da utilização.

Recorde de vendas

Durante a inauguração, o novo presidente da Porsche Brasil, Peter Vogel, comemorou o recorde de vendas da marca em 2022. Apesar de o mercado premium ter encolhido de cerca de 60 mil unidades em 2014 para aproximadamente 35 mil no ano passado, a montadora alemã teve seu melhor momento no mercado nacional.

Em 2022, foram vendidos cerca de 3,3 mil modelos da Porsche no País. O SUVs são os líderes. O mais emplacado foi o Macan, seguido pelo Cayenne. O 911 ocupou o terceiro lugar e o elétrico Taycan foi o quarto carro mais vendido.

Vogel, inclusive, reforçou o compromisso da Porsche com a eletrificação. Esses modelos (híbridos e 100% elétricos) representaram mais de 30% das vendas da marca em 2022.

Em 2025, 50% da linha global da Porsche será eletrificada. Em 2030, o objetivo é que os 100% elétricos (BEVs) representem 80% das gama.

Apesar de os planos de eletrificação estarem traçados apenas até 2030, Vogel disse que a Porsche pode se tornar uma marca 100% elétrica no futuro. "Mas ainda não há previsão de quando isso pode acontecer."