BMW M2: aceleramos nova geração do esportivo 'raiz' que virá ao Brasil
A BMW tem investido bilhões de euros na eletrificação dos seus carros, mas não abre mão dos tradicionais motores a combustão.
Prova disso é a segunda geração do M2, porta de entrada para os esportivos de alta performance da marca alemã, confirmada para 2023 no Brasil e que acaba de ser lançada nos Estados Unidos.
Com preços a partir de US$ 62,2 mil nos EUA (cerca de R$ 315 mil na conversão direta), o cupê mantém a fórmula consagrada da BMW: motor dianteiro de seis cilindros, tração traseira e opção de câmbio manual.
A convite da BMW do Brasil, UOL Carros acelerou o novo M2 em estradas, rodovias e vias urbanas do Arizona e conta a seguir detalhes do bólido compacto e como é dirigir essa máquina.
Nessa mesma viagem, também guiamos o novíssimo XM, cujas vendas no Brasil estão em análise.
O que o novo BMW M2 traz
- Trata-se da opção mais barata da BMW Motorsports, responsável pelos carros mais potentes da montadora
- Mesmo assim, o novo M2 não será barato no Brasil: preço na faixa de R$ 500 mil não irá surpreender
- BMW confirma lançamento do cupê no Brasil para 2023 e unidades de testes têm sido flagradas no país
- Modelo traz motor 3.0 biturbo com 6 cilindros em linha de 466 cv e torque de 56 kgfm
- É o mesmo propulsor que equipa BMW M3 e M4, porém menos potente
- Com 4,58 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos, M2 é, respectivamente, 21,4 cm e 11 cm menor do que o M4
- Aceleração de zero a 100 km/h aconte em 4,1 s com transmissão automática e de 4,3 s com câmbio manual
- Velocidade máxima é limitada a 250 km/h, mas limite sobe a 285 km/h com pacote opcional
Estilo
- Carroceria musculosa: predominância de linhas retas na dianteira e caixas de roda alargadas
- Grade dianteira sem moldura não é tão grande quanto a de M3 e M4 e traseira evidencia o escapamento com quatro ponteiras
- Na parte de trás, destaque também para o difusor de ar e para a tampa 'bicuda' que cumpre papel de aerofólio
- Dimensões compactas e carroceria de duas portas remetem ao primeiro M3 cupê e reforçam impressão de agilidade
- Saias laterais e rodas de 19 polegadas na dianteira e 20 na traseira também chamam a atenção
- M2 pode ser equipado opcionalmente com teto de fibra de carbono, que reduz peso de 1.725kg em cerca de 6 kg
- Bancos do tipo concha em fibra de carbono são outros opcionais e 'emagrecem' carro em 10,8 kg
Vida a bordo
- Mesmo sendo o menor BMW M, o novo M2 tem 4 lugares
- Com distância entre-eixos de 2,75 m, ocupantes do banco traseiro não passam tanto aperto
- Fabricado no México como o Série 2 do qual é derivado, M2 tem acabamento mais simples do que um Série 3,
- Mesmo assim, não deixa de tratar bem seus ocupantes com itens de conveniência e tecnologia
- Cabine centrada no motorista conta com painel e multimídia reunidos em uma tela curva de alta resolução
- Cluster tem 12,3 polegadas e central multimídia, 14,9 polegadas
- Opcionalmente, carro pode ser equipado com head-up display, que projeta informações no para-brisa
- Comodidades incluem internet 5G dedicada, ar-condicionado de 3 zonas e som premium
- Lista de itens de série inclui, ainda, assistentes à condução como frenagem automática de emergência e alerta de saída involuntária de faixa
- Cupê também pode ser equipado com controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, mediante custo extra
- Capacidade do porta-malas é de razoáveis 390 litros
Desempenho
Não tive a oportunidade nem tenho a capacidade de testar o M2 perto do seu limite, até porque meu contato ao volante do carro foi em vias públicas.
Contudo, percorrendo uma estrada sinuosa no deserto do Arizona, deu para constatar que o novo M2 é um dos carros mais focados e divertidos na sua faixa de preço.
- Tive a sorte de dirigir um exemplar com a transmissão manual de seis marchas opcional
- Com embreagem na medida e engates precisos, esse câmbio deixa a experiência ainda mais visceral
- Acredito que essa configuração não virá ao Brasil, onde deve ser oferecido apenas a transmissão automática de oito velocidades
- Tudo isso com o delicioso ronco do motor 3.0 de seis cilindros, que traz reações instantâneas e chega a 7.200 rpm
- A posição de dirigir bem baixa é perfeita e o volante, rápido e preciso
- Carro permite personalizar por meio de botão no volante os modos de condução
- Chassi fica ainda mais afiado com a suspensão adaptativa de série, o controle de estabilidade ajustável e as suspensões independentes nas quatro rodas
- A cereja do bolo é a tração traseira, que une controle e esportividade
Mercado
O novo BMW M2, assim como seu antecessor, traduz a essência de um BMW: traz condução precisa, muita potência e porte compacto.
Mesmo assim, pode ser um carro para uso no dia a dia, apesar de contar com apenas quatro lugares
Torço, embora ache bastante difícil, que o M2 seja oferecido com transmissão manual no Brasil.
Não será barato aqui, mas dificilmente você poderá comprar um carro tão divertido sem chegar perto da faixa de R$ 1 milhão
FICHA TÉCNICA - BMW X2 2023
Preço: a partir de US$ 62.200 (R$ 315 mil na conversão direta)
Motor: 3.0 biturbo com 6 cilindros em linha a gasolina
Câmbio: automático de 8 marchas ou manual de 6 velocidades, tração traseira
Potência: 466 cv a 6.250 rpm
Torque: 56 kgfm entre 2.650 e 5.870 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 4,1 segundos (câmbio automático) / 4,3 segundos (manual)
Velocidade máxima: 285 km/h (com kit opcional)
Dimensões: 4,58 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,40 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos
Peso: 1.725 kg
Porta-malas: 390 litros
Tanque: 52 litros
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* Viagem a convite da BMW do Brasil
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