Topo

'Uberfast': motorista de app grava aceleradas e espanto de clientes

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

11/04/2023 04h00

Jailton Farias tem chamado a atenção nas redes sociais com vídeos controversos em que aparece exibindo a reação de clientes enquanto dirige. Com o perfil 'Uberfast', o suposto motorista de aplicativo grava momentos em que acelera seu carro e deixa os clientes espantados.

O conceito seria apresentar uma dirigibilidade mais agressiva, que seria a escolha certa para quem quer mais adrenalina e chegar rápido ao destino.

O que mostram os vídeos

Reação dos passageiros nos vídeos varia entre risos e espanto.

Em uma das publicações, motorista diz que está a 180 km/h e freia ao passar em radar, enquanto passageiro está sem cinto de segurança no banco de trás. Filmagem, porém, não exibe velocímetro e não é possível confirmar a velocidade real.

Em outra filmagem, passageira pede para Jailton andar devagar enquanto ele acelera seu veículo.

Autor da página acelera até altas rotações e realiza trocas de marchas mais rápidas.

Ronco grave do escapamento entrega que Hyundai HB20 turbo usado nas filmagens não é mais original de fábrica.

Filmagens são reais, mas conteúdos podem ser falsos

Eduardo Lima, presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativo de São Paulo (Amasp), comentou ao UOL Carros sobre os conteúdos que estão na página do 'Uberfast'.

Segundo ele, não é permitido que os motoristas de aplicativo gravem corridas como forma de propagação de conteúdo, uma vez que a permissão para a utilização de câmeras dentro das plataformas de mobilidade se limita apenas para segurança e defesa de todos a bordo do veículo.

As plataformas banem quem faz esse trabalho de produção de conteúdo no meio da realização das corridas. Há um tempo, um YouTuber com mais de 1 milhão e meio de inscritos foi banido dos aplicativos" Eduardo Lima, presidente da Amasp

"Outra hipótese é que ele até pode já ter sido banido, porém realiza corridas fake para geração dos seus conteúdos. Se isso for verdade, só ele e a empresa sabem da veracidade dos conteúdos. Não me espantaria se ele estiver fazendo isso", afirma.

O UOL Carros entrou em contato com Jailton para falar sobre o conteúdo publicado nas redes sociais. O motorista e influenciador, porém, respondeu não ter interesse em dar entrevista.

A reportagem também procurou a Uber, mas a empresa afirmou não ter como confirmar se o influenciador faz parte de seu quadro de motoristas. Ela alega que, mesmo com a exibição da placa do veículo, ainda é necessário fornecer informações sobre as corridas realizadas para serem averiguadas.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.