Como o ChatGPT já começou a transformar a relação das pessoas com os carros
Esta é a versão online da newsletter Carros do Futuro enviada hoje (12). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.
****
Nova febre do universo da inteligência artificial, o ChatGPT começou a ser utilizado pela General Motors nos sistemas de seus carros. Trata-se do primeiro grande passo da parceria da fabricante com a Microsoft para que, em breve, os carros já venham equipados com a tecnologia para acessar informações sobre:
- Como usar os recursos do veículo, normalmente encontrados em um manual do proprietário;
- Como programar funções como um código de porta de garagem;
- Explicações de como proceder em horas mais críticas (como quando o pneu fura, por exemplo);
- Ou até mesmo integrar horários em calendário.
Essa mudança não é apenas sobre uma única capacidade, como a evolução dos comandos de voz, mas significa que os clientes podem esperar que seus futuros veículos serão muito mais capazes quando se trata de tecnologias emergentes" General Motors.
Próximo passo do Chat é controlar ainda mais
No início de 2023, a Microsoft anunciou um investimento bilionário na OpenAI, que é a proprietária do ChatGPT. Scott Miller, vice-presidente da GM, afirmou à Reuters, por sua vez, que a tendência é que a tecnologia de inteligência artificial estará em tudo.
O próximo passo poderá ser o de aprimorar os sistemas de entretenimento, direção autônoma e sistemas operacionais que, que entre outras tarefas, controlam o desempenho da bateria de carros elétricos e várias outras funções.
Desde 2021, a Microsoft está focada justamente em projetos como esses, dentro da parceria com a GM. A intenção é gerar um portfólio robusto o suficiente para bater de frente com as rivais Google, Amazon e Apple.
Naquela época, a GM havia anunciado que, até 2025, 30 novos carros elétricos surgirão, banhados com os desenvolvimentos em conjunto com a sua parceira de tecnologia, bem como pelo total de US$ 27 bilhões em investimentos.
Entre os principais desafios da associação do Chat com os carros, está a necessidade de que haja uma grande quantidade de recursos de computação, como processadores poderosos e acesso a uma conexão de internet estável. Além disso, as questões de privacidade e segurança dos dados dos motoristas também precisam ser cuidadosamente gerenciadas.
********
UOL Carros recomenda
Por que é inútil e perigoso tentar fazer carro automático pegar no tranco. Leia mais
100 dias de Lula: gasolina sobe 12% e política de preços segue indefinida. Leia mais
Bombou nas redes
'Uberfast': motorista de app grava aceleradas e espanto de clientes. Leia mais
Helen Ganzarolli é levada à justiça por carro de luxo de R$ 750 mil. Leia mais
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.