Topo

Por que o Ford EcoSport é o SUV mais roubado ou furtado em São Paulo

Primeiro SUV compacto fabricado no Brasil, EcoSport é o mais visado pelos "amigos do alheio" entre os utilitários esportivos - Murilo Góes/UOL
Primeiro SUV compacto fabricado no Brasil, EcoSport é o mais visado pelos 'amigos do alheio' entre os utilitários esportivos Imagem: Murilo Góes/UOL

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/04/2023 04h00

Fora de linha no Brasil desde abril de 2021, o Ford EcoSport é o SUV mais roubado ou furtado no Estado de São Paulo.

Segundo a empresa de rastreamento veicular Ituran, o modelo teve 178 ocorrências do tipo nos dois primeiros meses de 2023. Fornecido com exclusividade para UOL Carros, o levantamento tem como base os dados oficiais mais recentes, disponibilizados no site da Secretaria da Segurança Pública do governo paulista.

Em segundo lugar no ranking de SUVs mais roubados ou furtados neste ano está o Jeep Compass, com 150 ocorrências em janeiro e fevereiro.

Por que EcoSport é o SUV preferido dos ladrões

A liderança do EcoSport na lista dos utilitários esportivos mais visados por criminosos no Estado paulista não é coincidência. O carro da Ford aparece constantemente na ponta do ranking dos modelos mais roubados ou furtados da respectiva categoria.

Quais são os motivos da preferência dos bandidos pelo EcoSport?

Muitas unidades em circulação: segundo a Ford, em setembro de 2019 o EcoSport somava mais de 1,2 milhão de unidades fabricadas no Brasil. Desse total, 59% foram destinadas ao mercado brasileiro. Isso significa mais de 700 mil veículos vendidos em nosso país

A produção nacional do EcoSport se estendeu até janeiro de 2021, quando a Ford encerrou a fabricação de veículos no Brasil. Portanto, o modelo da marca oval azul teve ainda mais exemplares vendidos no mercado brasileiro

Além de ter vendido muito, o EcoSport é longevo. Trata-se do primeiro SUV compacto fabricado no Brasil, com produção ininterrupta entre 2003 e o início de 2021

É um carro muito vendido, com quase 20 anos de produção no Brasil. O EcoSport tem centenas de milhares de unidades rodando e a maioria está fora da garantia. Muitas já apresentaram ou estão prestes a apresentar problemas mecânicos e há uma demanda por peças em desmanches ilegais" Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran

Roubos e furtos de SUVs têm alta em SP

O mesmo levantamento da Ituran aponta que os SUVs em geral estão cada vez mais na mira dos criminosos em São Paulo.

Segundo a empresa, o número de roubos e furtos de utilitários esportivos no primeiro bimestre de 2023 apresentou alta de 26,6% na comparação com igual período de 2022 no Estado.

De acordo com a Ituran, em janeiro e fevereiro deste ano foram registrados 1.557 casos de roubos e furtos de SUVs, contra 1.230 no primeiro bimestre do ano passado.

Considerando a média de casos diários, também houve alta: foram 26 ocorrências em janeiro e fevereiro de 2023 contra 20 nos primeiros dois meses do ano passado. A elevação foi de 27,4%.

Por que número de casos aumentou

O aumento nos casos de roubo e furto de veículos em São Paulo está diretamente relacionado ao consumo de peças usadas em desmanches ilegais e na internet, tendo em vista a recessão econômica. Como os SUVs lideram as vendas de carros novos, é natural que haja maior demanda por componentes roubados ou furtados para essa categoria de veículo" Rodrigo Boutti, da Ituran

De acordo com Boutti, outros motivos justificam a busca por itens de reposição roubados ou furtados:

Falta de insumos eletrônicos no mercado de reposição

Envelhecimento da frota por conta dos altos preços de veículos zero-quilômetro

Aumento de empregos informais (delivery, transporte de passageiros por aplicativos)

Os carros e motos novos ficaram muito caros e também há falta de modelos zero-quilômetro devido à escassez de microchips. Dessa forma, a frota está envelhecendo e cresceu a demanda por peças de reposição para veículos usados, inclusive componentes fornecidos por desmanches ilegais".

Criminosos preferem o roubo

Considerando as ocorrências registradas no estado paulista envolvendo SUVs, 50,7% delas corresponderam a roubos, com emprego de violência ou ameaça, contra 49,3% de furtos.

Quando consideramos todas as categorias de veículos, a situação se inverte: a quantidade de furtos costuma ser consideravelmente maior em relação aos roubos, já que é um crime mais ameno no Código Penal e difícil de provar.

Boutti explica por que os utilitários esportivos têm mais casos de roubos do que outros tipos de automóvel.

Via de regra, os SUVs trazem de fábrica mais tecnologia embarcada que previne furto comum. No geral, são carros que despertam uma certa impressão de status para os bandidos. Por isso, viram alvo de roubos quando surge uma oportunidade" Rodrigo Boutti, da Ituran

Ele acrescenta que o roubo pode ser motivado para a prática de outros delitos, como fugas ou a subtração de bens que estejam com a vítima.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Encontre aqui recursos importantes para quem busca informações sobre as leis de trânsito no Brasil, multas e infrações, bem como dicas para uma direção segura e consciente. Com conteúdos que abrangem desde as atualizações na legislação até as principais dúvidas dos motoristas, essa fonte é essencial para quem deseja se manter informado sobre as regras do trânsito e evitar problemas com a fiscalização.