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Volkswagen misterioso que dono desistiu de guiar segue zerado após 52 anos

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/04/2023 04h00

Carros antigos pouco rodados e 100% originais são cada vez mais raros de se encontrar. A maioria já está nas mãos de colecionadores, dispostos a pagar fortunas dependendo do modelo e do estado de conservação.

A Volkswagen Variant 1971 das fotos acima é um exemplo desse tipo de automóvel: foi fabricada há 52 anos e hoje permanece praticamente do jeito como saiu de fábrica.

Como é a Variant rara

Exceto pelas marcas de oxidação nas peças cromadas, naturais para um carro dessa idade, a perua impressiona de tão nova que está

Com pouco mais de 3.000 km rodados, ela permaneceu guardada durante mais de 40 anos em uma garagem de Santo André, no ABC Paulista

A Variant de Santo André, como ficou conhecida, é cercada por mistério. Seu antigo dono desistiu de dirigi-la, poucos anos após adquirir o veículo novo em uma concessionária

Nem seus filhos sabem explicar o motivo dessa decisão, explica Reginaldo Ricardo, o Reginaldo de Campinas

Negociante especializado em veículos nacionais antigos originais e com baixa quilometragem, Reginaldo conta a UOL Carros que foi procurado pela família do proprietário em outubro do ano passado, após ele falecer, com a missão de encontrar um novo dono para a Variant.

Ninguém sabe dizer por que o primeiro proprietário se aborreceu com o carro e nunca mais o dirigiu. Quando o VW chegou aos 3.000 km rodados, ele colocou o veículo em um cavalete, cobriu a Variant com lençóis e nunca mais ligou o motor" Reginaldo de Campinas

Filhos do 1º dono fizeram Variant voltar a funcionar após a morte do pai e buscaram novo dono para raridade - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Filhos do 1º dono fizeram Variant voltar a funcionar após a morte do pai e buscaram novo dono para raridade
Imagem: Arquivo pessoal

Segundo Reginaldo ouviu da família, a perua já não era guiada desde antes de 1980. O negociante acrescenta que o dono não teria se adaptado à Variant após alguns anos de uso e "nunca" falou sobre o assunto.

"De vez em quando, aparecia alguém no portão da casa dele perguntando sobre a Variant, muitas vezes interessado em comprá-la. O dono colocava todos para correr, ficava muito bravo, queria saber quem tinha falado a respeito do veículo".

Interior da Variant está impecável e exigiu apenas uma boa limpeza após perua ser resgatada de garagem - Reginaldo de Campinas - Reginaldo de Campinas
Interior da Variant está impecável e exigiu apenas uma boa limpeza após perua ser resgatada de garagem
Imagem: Reginaldo de Campinas

Reginaldo Ricardo conta que, após a morte dele, seus filhos colocaram a Variant para rodar novamente e o procuraram para vendê-la.

Ela mantém as chaves e a documentação originais. O comerciante se limitou a fazer uma boa limpeza e logo encontrou um interessado, que fechou negócio ainda no ano passado.

Reginaldo de Campinas se limita a dizer que o novo proprietário é um colecionador de São Paulo e também faz mistério sobre quanto dinheiro ele pagou.

Quanto vale a Variant de Santo André

Carro ainda no showroom de Reginaldo de Campinas antes de ser comprado por um colecionador misterioso - Regiinaldo de Campinas - Regiinaldo de Campinas
Carro ainda no showroom de Reginaldo de Campinas antes de ser comprado por um colecionador misterioso
Imagem: Regiinaldo de Campinas

Para ter uma ideia de quanto custaria a rara Variant, UOL Carros consultou o leiloeiro Joel Picelli, da Picelli Leilões

Segundo ele, uma Variant de primeira geração bem conservada tem mercado

Contudo, o modelo não é dos mais buscados por colecionadores, diz

"Não é um carro de alta valorização, embora sua produção tenha sido bem menor do que a de Fusca ou Brasília. Uma Variant bem preservada ou restaurada costuma ter preço final em torno de R$ 60 mil, R$ 70 mil", diz o especialista.

Contudo, Picelli destaca que a Variant de Santo André é um ponto fora da curva, dadas as condições nas quais se encontra.

Esse carro é único e isolado. Quanto você acha um veículo assim, com essa baixa quilometragem, farta documentação, nota fiscal e até as plaquetas que acompanhavam a placa amarela, trata-se de um item extremamente desejável e colecionável" Joel Picelli, leiloeiro da Picelli Leilões

O especialista afirma que "tranquilamente" o preço padrão praticamente dobra no caso do veículo de Santo André.

"Estamos falando de um carro de uns R$ 140 mil, por trazer história, estar original e por nunca ter sido restaurado".

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