Novo SUV da Toyota: como será o híbrido inédito e quais os seus rivais
Na manhã de ontem (19), a Toyota anunciou investimento de R$ 1,7 bilhão para a produção de um novo modelo compacto híbrido flex, o que vai ocorrer no fim de 2024. O UOL Carros apurou detalhes sobre como será o veículo que será lançado pela marca japonesa.
Yaris Cross? Como será o novo compacto da Toyota
Projeto dará origem a um SUV baseado na plataforma do Yaris. Assim, será construído a partir de uma versão simplificada da plataforma Toyota New Global Architecture (TNGA), que é a Daihatsu New Global Architecture (DNGA).
Novo utilitário esportivo não terá o mesmo refinamento do Yaris europeu, mas sim, seguirá os passos do modelo brasileiro. Consequentemente, não será como o Yaris Cross de alguns mercados do exterior - ainda que possa, eventualmente, herdar o mesmo nome e/ou inspiração do visual.
Deverá vir equipado com motor 1.5 Flex e mais um elétrico, que será recarregado enquanto o carro estiver em funcionamento. Será uma relação mútua entre as duas unidades. Enquanto o 1.5 ajuda o elétrico com geração de energia, este atuará em situações onde o motor a combustão não será tão eficiente - principalmente em arrancadas.
Terá medidas próximas ao Yaris Cross vendido na Europa, com 2,56 metros de entre-eixos, 4,18 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,56 m de altura. Entretanto, há a possibilidade de que fique um pouco maior que isso, da mesma forma que ocorreu com o Yaris convencional em seu lançamento no Brasil (quando comparado com o europeu).
Lista de equipamentos: claro que, até a sua chegada, o que a Toyota oferece atualmente nos modelos de entrada deverá ganhar algumas mudanças, inclusive para o Yaris comum, que será usado de base para a novidade. Logo, o SUV híbrido terá mais do que os itens que oferece atualmente, que são:
- Central multimídia conta com tela de 7 polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, com duas novas entradas USB na parte traseira;
- Controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC);
- Sete airbags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina);
- Sistema de pré-colisão, que ajuda nas frenagens, emitindo um alerta sonoro e visual, além de fornecer uma carga extra no pedal do freio;
- Alerta de evasão de faixa, que avisa por meio de um bip sonoro quando o veículo sai da faixa de rolagem sem dar seta para um dos lados.
Quais serão os rivais?
Considerando o fato de que motorizações híbridas costumam ser sempre mais caras do que suas equivalentes apenas a combustão, o novo SUV do Yaris deverá competir com as versões intermediárias e de topo da maior parte dos compactos do segmento.
Atualmente, os principais deles são:
- Fiat Pulse (que parte de R$ 98.990);
- Peugeot 2008 (que parte de R$ 102.990);
- Citroën C4 Cactus (que parte de R$ 108.990);
- Renault Duster (que parte de R$ 110.990);
- Nissan Kicks (que parte de R$ 110.990);
- VW T-Cross (que parte de R$ 116.550);
- VW Nivus (que parte de R$ 127.390);
- Chevrolet Tracker (que parte de R$ 127.690);
- Hyundai Novo Creta (que parte de R$ 128.290);
- Fiat Fastback (que parte de R$ 133.990);
- Jeep Renegade (que parte de R$ 134.990);
- Renault Captur (que parte de R$ 142.990);
- Honda HR-V (que parte de R$ 148.900);
- Chery Tiggo 5x PRO (que parte de R$ 152.490);
- Chery Tiggo 5x PRO Hybrid (que parte de R$ 164.990).
Vale ressaltar que, hoje, o Corolla Cross mais básico (que não vem com motorização híbrida) custa a partir de R$ 159.890 na versão de entrada XR. Por sua vez, a sua versão eletrificada mais em conta é a XRV Hybrid, que parte dos R$ 201.690.
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