Golpe da carteira perdida: como bandidos têm enganado e furtado motoristas
Criminosos estão recorrendo a mais um golpe para furtar pertences de motoristas. A tática costuma acontecer em estacionamentos de estabelecimentos comerciais movimentados, como shoppings, supermercados e lojas de departamentos.
Como funciona
O golpe foi flagrado no vídeo que ilustra este texto e tem circulado pelas redes sociais
Bandidos agem em dupla: um deles distrai a vítima e faz com que ela saia do veículo, justamente no momento em que está prestes a deixar o local
Enquanto isso, o outro criminoso furta pertences deixados dentro do carro - aproveitando-se dos instantes de distração
Como é comum nesses casos, tudo acontece em questão de alguns poucos segundos
Objeto é deixado no chão
No vídeo, uma mulher se aproxima do automóvel já com a condutora ao volante, preparando-se para sair de ré. Antes de abordar a motorista, a golpista larga um objeto perto na traseira do veículo, ainda estacionado.
Não é possível identificar o objeto em questão; pode ser uma carteira, uma peça de automóvel ou outro item que o condutor possa ter perdido no caminho até seu carro. Alertada pela mulher sobre o "objeto perdido", a motorista sai do veículo, esquecendo-se de trancar as portas.
Enquanto a vítima conversa com a criminosa, para verificar do que se trata, chega outro bandido, que abre a porta do passageiro, retira uma bolsa e sai andando, apressadamente. Tudo acontece sem que a vítima perceba.
Desconfie de pessoas estranhas
O policial federal Fábio Henriques, que compartilhou o vídeo do golpe, orienta a sempre deixar carteira, bolsa e outros objetos de valor longe do alcance de estranhos.
Fique atento ao que está acontecendo ao seu redor e seja consciente de pessoas suspeitas ou comportamentos fora do comum. Preste atenção especial em locais movimentados e desconfie de estranhos que 'puxam conversa' nesses locais" Fábio Henriques, especialista em defesa pessoal
Henriques também orienta a não exibir objetos de valor em público, além de não compartilhar dados pessoais com estranhos e tampouco nas redes sociais.
"Evite deixar objetos de valor no interior do carro e tenha cuidado com seus pertences em locais públicos. Mantenha bolsas e mochilas sempre à sua frente e nunca as deixe sem vigilância", alerta o especialista.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.