Citroën C3 Aircross: prós e contras em comparação com rivais de 7 lugares
A apresentação oficial do Citroën C3 Aircross confirma a chegada em breve de uma nova opção de sete lugares no mercado brasileiro. A boa notícia é que os bancos adicionais são raros na faixa de preço dos SUV compactos, tendo apenas a minivan Chevrolet Spin com essa oferta a partir de R$ 133.290.
Vai ser nessa faixa que o C3 Aircross deve entrar, apesar de os preços só serem revelados no fim do ano, quando o utilitário esportivo efetivamente chegará às lojas.
Então vamos colocar lado a lado as opções de sete lugares no Brasil para entender a demanda por esse tipo de carro.
Preços
Ainda não temos a tabela de preços do Citroën, mas a aposta é que entre na mesma faixa da Spin, que parte de R$ 103.990 na versão de cinco lugares e R$ 133.290 com sete bancos.
Nessa faixa de valor, não há mais nada disponível no mercado brasileiro. Quem buscar outra opção de sete lugares vai encontrar somente se tiver cerca de R$ 100 mil a mais. Aí terá como opções o Caoa Chery Tiggo 8, de R$ 212.490, e o Jeep Commander, que parte de R$ 212.490.
Tem mais R$ 100 mil? Poderá comprar um SUV grande a diesel, caso do Toyota SW4, de R$ 381.190, ou Chevrolet Trailblazer, por R$ 393.430. Além deles ainda há opções importadas, como Volvo XC90 e Mercedes GLE, passando dos R$ 500 mil.
Porte
O Citroën C3 Aircross tem 4,32 metros de comprimento, quatro centímetros a menos que a Chevrolet Spin. Mas o entre-eixos de 2,67 m pode dar mais espaço interno do que a minivan da GM, que tem 2,62 m. O Aircross também é mais largo, com 1,80 m contra 1,73 m da Spin.
Saindo da categoria e comparando com um carro mais caro, dá para ter noção a vantagem da diferença de preço: o Jeep Commander tem 4,80 m de comprimento, 1,86 de largura e 2,79 m de entre-eixos.
Motorização
Não tem nada oficial ainda, mas a aposta é que o C3 Aircross tenha duas opções de motores. As versões mais baratas vão usar o 1.6 16v de até 120 cv com câmbio manual ou automático de seis marchas.
Outra opção será o 1.0 turbo da Fiat, que rende até 130 cv no Fiat Pulse. Esse motor é sempre acompanhado da transmissão automática do tipo CVT.
A rival direta, a Spin, usa o veterano 1.8 8V de 111 cv com câmbio automático de seis marchas. A minivan passará por uma reestilização em breve e pode ser que ganhe o propulsor 1.0 turbo do Onix com 116 cv.
Os concorrentes maiores já usam motores turbo. O Tiggo 8 usa um 1.6 de 187 cv, enquanto o Commander é equipado com um 1.3 de 185. Há também versão diesel do Jeep, um 2.0 de 170 cv.
Os SUV de sete lugares baseados em picape usam motores 2.8 turbodiesel. O SW4 tem 204 cv, enquanto o Trailblazer 200 cv. Ambas usam câmbios automáticos e seis marchas.
Porta-malas
Dos poucos detalhes que a Citroën deu a respeito do C3 Aircross, o mais interessante é sobre os bancos removíveis. Segundo a marca, sem os dois assentos, que pesam 8 kg cada um, o porta-malas fica com 489 litros.
A Chevrolet diz que a Spin de cinco lugares, ou seja, sem os bancos adicionais, tem 710 litros. Com sete lugares, a capacidade cai para 553 litros com a terceira fileira de bancos rebatida.
O Commander tem 661 litros com cinco lugares, mas com os bancos armados cai para 233 l. O Caoa Chery tem 650 l e 150 l nas duas respectivas situações. Nos utilitários maiores, os bancos são dobráveis no assoalho do porta-malas.
O mesmo acontece no Trailblazer, que tem 554 litros com os bancos dobrados e 205 levantados. Já a SW4 tem assentos adicionais que se dobram para os lados, ocupando espaço no porta-malas, que fica com 500 litros ou 180 l.
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