Ford lança sua 'maior picape do mundo' no Brasil; veja preços e impressões
A Ford acaba de lançar a F-150 no Brasil, que chega nas versões Lariat (R$ 479.990) e Platinum (R$ 509.990), com motor do Mustang e tecnologias inéditas dentro da marca - algumas delas até do segmento, inclusive.
Maior picape do mundo? Não é bem assim. O site brasileiro da Ford trata desta forma seu novo produto, que mede 1962 mm de altura, 2089 mm de largura e 5884 mm de comprimento. Porém sua rival direta, a RAM 1500 Rebel, tem, respectivamente, 2012 mm (h), 2084 mm (l) e 5929 mm (c). Sem contar as "irmãs" ainda maiores, 2500 e 3500.
Interior de carro de luxo: acabamento da Ford F-150 combina itens texturizados, costuras com cor e superfícies com couro tipo Alcantara. Além disso, se destaca pelas grandes interfaces, botões, consoles largos e bancos bem macios. Isso sem falar dos equipamentos.
Equipamentos: com uma cabine muito espaçosa e alto conteúdo de tecnologia, a F-150 oferece, na versão Platinum, itens como o sistema de som com 18 alto-falantes, estribos laterais com acionamento elétrico, rodas de liga leve aro 20", central multimídia com tela de 12" e um pacote completo de assistência à condução.
Como anda? A picape desembarca no país somente com motorização 5.0 V8 de 405 cv, que trabalha em conjunto com a transmissão automática de 10 marchas. A F-150 é equipada ainda com tração 4x4 e bloqueio eletrônico do diferencial.
Para um carro com motor V8, ela é bem silenciosa. Tem bom isolamento acústico (apesar de, na estrada, ouvirmos leves rajadas, acima dos 120 km/h) e desafia as leis da física com boa capacidade de contornar curvas.
Entretanto, tudo isso acaba quando pisamos fundo no pedal do acelerador. Como não é equipada com "qualquer" motor V8 (e sim o Coyote do Mustang), é capaz de girar até 7500 rpm. E lá nas altas rotações, o ronco vai ficando até agudo. Segundo a marca, acelera até 100 km/h em 7,1 segundos, com consumo de 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada (apenas com gasolina).
Primeiras impressões
- No campo de testes da Ford em Tatuí (SP), aceleramos até 185 km/h na reta principal do circuito asfaltado. Trata-se de um conjunto bem elástico, que faz a "grandona" desempenhar até mais do que sugere.
- Além disso, tivemos a oportunidade de testá-la em circuitos não pavimentados. Passamos por cascalho, areia e terra. É curioso como, apesar de também ser montada sobre chassi, a F-150 é mais macia do que as demais picapes que estamos mais acostumados a ver por aí.
- Segundo o time de engenheiros que acompanhou os nossos testes, isso se deve ao fato das dimensões de suas peças (principalmente do sistema de suspensão), que permitem uma distribuição mais suave das forças envolvidas ao circular por diferentes tipos de terreno.
Feita para o campo
Talvez o habitat no qual a picape possa se adaptar melhor seja as cidades do interior. Pode não caber em qualquer garagem, cancela de shopping ou vagas de estabelecimentos e condomínios. De todo o modo, traz câmeras e sensores por todo o carro, para deixar a tarefa menos difícil.
Ainda que tenha boa visibilidade (apesar de seu grande porte), em avenidas como a 23 de Maio (SP) era preciso muita cautela, pois qualquer pequeno movimento bastava para invadir a faixa do lado. Também foi motivo de muita aflição ver os motociclistas passarem ainda mais perto do que de costume.
Logo, para os grandes centros urbanos, não faz muito sentido. A não ser que a ideia seja utilizá-la para rebocar trailers ou grandes carretas com alguma frequência (para isso, aliás, conta com uma série de recursos eletrônicos complexos). Quanto a isso, tem capacidade de rebocar até 3.515 kg, bem como de levar 728 kg (Lariat) e 681 kg (Platinum) nos seus 1370 litros de caçamba.
Além dos seus 8 modos de condução diferentes, conta com diversos sistemas para reboques. Em um deles, é possível manobrá-la, em marcha ré, com algo engatado na traseira, sem se preocupar com a carreta ir para uma direção diferente do carro. Foi o que fizemos, também, em Tatuí.
Basta virar o manete superior que, automaticamente, a direção vira para os lados que precisar, sem necessidade de interferência do condutor. Desse modo, até mesmo os mais inexperientes com reboque conseguem evitar o famoso "L" que trava as manobras. Trata-se da única do Brasil com esse equipamento.
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