Uber e suas lendas urbanas: 6 'verdades' sobre o app que não fazem sentido
Lendas urbanas são sempre apelativas, mas raramente têm compromisso com a realidade. Dentro do contexto atual da mobilidade, no qual as corridas por app desempenham papel de destaque, muitos usuários (motoristas e passageiros) falam sobre o que deve ser feito, o que precisa ser evitado, espalham inverdades para sustentar ideias e afirmações que, por vezes, são enviesadas, e por aí vai.
Por isso que o UOL Carros separou alguns pontos sobre Uber e suas lendas urbanas para esclarecer de uma vez por todas. Veja a seguir seis crenças incorretas que permeiam os usuários.
Corridas por app podem ser perigosas devido a motoristas com antecedentes criminais
Importante deixar claro que não é correto acreditar que as pessoas com antecedentes criminais e que quitaram seus débitos com a Justiça são, necessariamente, perigos em potencial.
De qualquer maneira, a Uber deixa claro em suas regras que "profissionais com antecedentes criminais não são admitidos"
Isso se deve à Lei Nº 13.640, de 26 de março de 2018, que regulamenta o transporte remunerado privado individual de passageiros, determina que somente será autorizada a contratação, por parte das plataformas, de motoristas que cumprirem algumas condições, entre elas, apresentação certidão negativa de antecedentes criminais.
Fica mais caro quando a bateria do celular está acabando
Recentemente, um vídeo que circula na internet "provava" que os preços das corridas aumentam quando a bateria do celular está prestes a chegar ao fim. O UOL Carros, porém, conferiu que a acusação não procede.
Para testar o serviço, a redação usou dois aparelhos simultaneamente (um sempre abaixo dos 10%) e outro sempre acima de 70%, em três simulações, todas com endereços de partida e chegada diferentes, e em três períodos distintos do dia. O resultado: os preços eram sempre idênticos em ambos os aparelhos.
Qualquer CNH de categoria B serve para ser motorista de app
Muitos podem estar se perguntando existe mais de um tipo de CNH de categoria B. A resposta é 'não', mas para trabalhar como motorista é necessário ter campo de observações a sigla "EAR" (Exerce Atividade Remunerada).
Em dezembro passado, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) aprovou o novo Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito. Dentre as novidades do documento, está o enquadramento do condutor profissional flagrado sem EAR, que passa a ser penalizado por infração de natureza gravíssima.
A multa é de R$ 293,47, além de sete pontos no prontuário do condutor e remoção do veículo, segundo o Inciso VIII do Artigo 231 do CTB.
Não acontece nada com quem cancela excessivamente
Ledo engano de quem desiste das corridas por qualquer motivo - para ambas as partes, motoristas e passageiros.
Cancelamentos excessivos ou para fins de fraude representam abuso do recurso e configuram mau uso da plataforma, pois atrapalham o seu funcionamento e prejudicam intencionalmente a experiência dos demais usuários e motoristas. Equipes e tecnologias próprias revisam os cancelamentos, para identificar suspeitas de violação ao Código da Comunidade e, caso sejam comprovadas, banir as contas envolvidas, de motoristas e passageiros" Uber
Corridas demoram para serem aceitas porque faltam motoristas
Conforme apurado pelo UOL Carros, 23% dos motoristas usam o automóvel como forma de rendimento. Outra forma de enxergar a quantidade de profissionais que atuam dentro da plataforma da Uber é o último levantamento divulgado pela empresa, de agosto de 2022, quando havia registrado 5 milhões de motoristas e entregadores.
Ou seja, carros não faltam. Mas por que muitas vezes as corridas acabam demorando para serem aceitas? Caso contrário, por que algumas vezes os motoristas que aceitam estão longe do cliente? Quem ajuda a dar essa resposta é Eduardo Lima, presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativo de São Paulo (Amasp).
Ocorre que, desde 2018, as tarifas das corridas estão congeladas, ou seja, não acompanharam os aumentos dos combustíveis e a inflação. Por isso, acaba sendo importantíssimo para o motorista calcular se cada uma das corridas que aparecem para ele valerá a pena ou não. Como, hoje em dia, tem corrida que é R$ 5,62, mas o preço do litro da gasolina chega bem perto disso, corre-se o risco de fazer uma corrida onde os custos vão empatar, isso quando não dá prejuízo para o motorista".
Fazer corridas por fora do app é melhor para motoristas e passageiros
Ainda que nem todos os passageiros conheçam essa prática, o UOL Carros já flagrou conversas entre motoristas de app, dentro de grupos do Telegram, que ensinavam métodos para não deixar a plataforma da Uber saber quando executavam corridas por fora. No caso, alguns usam o aplicativo para chegarem até o cliente e, assim, fazem a proposta de cancelar a corrida para, assim, levá-lo ao destino com preços mais acessíveis.
Uma vez que as margens da Uber são anuladas, tanto passageiro quanto motorista se beneficiam (irregularmente) de quantias mais convidativas.
Nessa situação, o passageiro está desprotegido, caso aconteça algum acidente durante a viagem, ficando ele dependente do motorista para arcar com as despesas médicas. Fora o risco de segurança contra eventuais crimes cometidos contra o passageiro, pois ele deixa de estar amparado pelo monitoramento da plataforma" Eduardo Lima, presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativo de São Paulo (Amasp)
Segundo a ANTT, "para fugir da fiscalização, os transportadores clandestinos optam, com frequência, por transitar em vias alternativas, por onde realizam percursos maiores, em estradas com más condições de manutenção. Conforme a Resolução nº 4.287/14, viagem clandestina estará sujeita a apreensão do veículo por 72h e multa no valor de R$ 7.428,32".
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