Audi A5 ganha série exclusiva para o Brasil limitada a 50 unidades
A Audi desenvolveu uma edição limitada exclusivamente para o mercado brasileiro. Trata-se do A5 carbon edition, que chega às concessionárias da marca ainda este mês e é limitada a 50 unidades. O preço sugerido é de R$ 397.990. São R$ 36 mil a mais que a versão convencional do produto vendida no País, a S Line.
Os diferenciais do A5 carbon edition são estéticos. Na dianteira, há detalhes de Black Piano, inclusive na grade e no logotipo da Audi. Lateralmente, o carro recebe um adesivo na parte inferior traseira com as quatro argolas que identificam a montadora alemã.
Além disso, as rodas de 19" são exclusivas da série especial, e têm pinças de freio na cor vermelha. Mas o destaque do carro - e o maior responsável pelo valor adicional - é o uso de fibra de carbono, que fica evidente no nome da edição.
O material está presente na capa dos retrovisores internos - que são rebatíveis de série, diferentemente do que ocorre na versão S Line - e em um spoiler colocado na traseira. A fibra de carbono deixou o A5 mais leve?
Não. Apesar de o material ser conhecido por sua leveza, a fibra de carbono não é aplicada em grandes áreas estruturais, como teto e capô, por exemplo. Com isso, o peso é o mesmo do A5 S Line: 1.615 kg. Aqui, o aplique tem função meramente estética.
Interior
São poucos os diferenciais do interior do A5 carbon edition. Nas portas, há aplique de Alcântara. Já no painel do console central está a placa com o número de série do exemplar - o avaliado por UOL Carros foi o 2.
Entre os itens de série, um dos destaques é o farol full-LED Matrix, com uma eficiente tecnologia antiofuscamento. O A5 carbon edition vem ainda com ar-condicionado de três zonas de temperatura - uma delas para os passageiros do banco de trás.
Os bancos são revestidos de couro combinado a um material cujo desenho lembra escamas de peixe, uma marca registrada de modelos da atual geração da Audi. Painel e console centrais têm aplicação de Black Piano.
Desempenho
O conjunto mecânico do A5 carbon edition é o mesmo da versão S Line. O motor 2.0 turbo entrega 204 cv de potência e o câmbio é o automatizado de duas embreagens S tronic, que tem sete velocidades.
É um conjunto eficiente para dar boas arrancadas e retomadas de velocidade ao A5, embora não garanta uma agilidade de carro esportivo. O que mais se destaca na condução do modelo é a posição mais inclinada dos bancos, típica de cupês.
Aliás, desse segmento o A5 traz também a coluna C rebaixada e a ausência de moldura nos vidros das portas. O produto é o que vem sendo chamado informalmente no mercado de cupê de quatro portas, ou sedã cupê.
O carro traz ainda modos de condução que alteram respostas da direção, conjunto motor-câmbio e do pedal do acelerador. No dinâmico, nome que a Audi dá à sua função esportiva, a direção fica mais precisa e o carro, mais impetuoso para acelerar.
O A5 carbon edition tem 4,76 metros de comprimento, 1,39 m de altura e 2,82 m entre os eixos. A capacidade do porta-malas é de 465 litros.
RS5 Competition
Outro lançamento da Audi no mercado brasileiro é o RS5 Competition Plus, que tem preço sugerido de R$ 849.990. O motor e o câmbio receberam nova calibração para deixar mais ágil o modelo com preparação esportiva.
De acordo com dados da Audi, o RS5 Competition acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. Já a velocidade máxima é de 290 km/h. O motor 2.9 V6 biturbo gera 450 cv e 61,2 kgfm. O câmbio é automático de oito velocidades.
O modelo vem com rodas de 20 polegadas e pesa 1.715 kg. Outra novidade é a suspensão. Além de ser 10 mm mais baixa, ela tem um sistema que pode rebaixá-la em mais 10 mm.
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