Aceleramos o último Porsche Cayenne antes de SUV virar 100% elétrico
Campeão de vendas da Porsche, com mais de 1,25 milhão de unidades comercializadas desde o seu lançamento em 2002, o Cayenne acaba de receber a última grande atualização antes da chegada da quarta geração em 2025, que terá propulsão 100% elétrica.
A convite da Porsche Brasil, UOL Carros conferiu ao vivo as novidades do SUV em Los Angeles, nos Estados Unidos, e também acelerou o utilitário esportivo em rodovias e vias urbanas.
Vale destacar que a terceira e atual geração do Cayenne, hoje equipada com motores V6 híbrido e V8, irá conviver durante algum tempo com a próxima, para alegria dos fãs mais tradicionais da fabricante alemã.
O que mudou no Cayenne
Nesta última grande atualização do modelo atual, as mudanças representam um refinamento do Cayenne como já conhecemos
Por fora, o modelo traz novos faróis full-LED e também entradas de ar redesenhadas no para-choque frontal
A renovação no design inclui para-lamas dianteiros mais altos e arqueados
Na traseira, as lanternas também foram atualizadas, bem como as opções de desenho das rodas
Atrás, o nicho da placa foi deslocado para baixo nas versões SUV, como já acontecia com o Cayenne Coupé
Por dentro, o carro recebeu mudanças mais profundas em termos de design
O painel de instrumentos agora é totalmente digital, com tela curva de 12,6 polegadas
O volante multifuncional também foi redesenhado, bem como as saídas do ar-condicionado
O console central também mudou, trazendo controles físicos do sistema de climatização, além de um nicho refrigerado para recarga sem fio de celulares
A alavanca de câmbio foi deslocada para o painel, posicionada no lado direito do volante
Cabine também recebeu novo painel de porta e opções de cores e revestimentos
O passageiro dianteiro agora pode contar com uma tela sensível ao toque de 10,9 polegadas, opcional que acrescenta R$ 5.597 ao preço final
Motores mais potentes
Como seria de se esperar em um Porsche, a renovação inclui incremento no desempenho de todas as versões
O Cayenne E-Hybrid, que combina motor V6 3.0 turbo com outro elétrico, teve a potência ampliada de 464 cv para 470 cv
A versão híbrida plug-in também recebeu baterias maiores, o que ampliou a autonomia no modo 100% elétrico. Agora, o Cayenne E-Hybrid roda até 90 km sem gastar combustível, contra 48 km do modelo anterior
Já a versão S, que volta a ser oferecida, agora traz motor V8 4.0 biturbo com 474 cv de potência e 61,2 kgfm de torque - seu antecessor rende 440 cv com propulsor V6 2.9 turbo
O Cayenne Turbo GT, topo de linha, teve incremento de 19 cv no motor V8 4.0 biturbo, que rende 659 cv e 86,7 kgfm
As novidades incluem novo acerto da suspensão pneumática ajustável e também do câmbio automático de oito marchas
Versões e preços
Das versões citadas acima, apenas a E-Hybrid ainda está sem preço definido no Brasil.
A Porsche informa que o Cayenne híbrido plug-in será a opção mais em conta e a pré-venda começa no segundo semestre, com início das entregas em 2024.
As demais configurações já podem ser encomendadas e as entregas começam já no próximo semestre. Veja os preços iniciais:
Cayenne S - R$ 810 mil
Cayenne S Coupé - R$ 840 mil
Cayenne Turbo GT - R$ 1.385.100
Primeiras impressões
Tive a oportunidade de dirigir o novo Porsche Cayenne por cerca de 300 km de vias bem pavimentadas da Califórnia, nos EUA. A versão escolhida foi a S Coupé, que faz bonito com o motor V8 de quase 500 cv e a tração nas quatro rodas.
A primeira coisa que chama a atenção é o novo painel de instrumentos digital e configurável, bastante semelhante ao utilizado no 100% elétrico Taycan. O console central redesenhado ganhou espaço com o deslocamento do seletor do câmbio para a lateral direita do volante.
Praticamente todos os controles do ar-condicionado têm botões físicos no console, uma ótima notícia: nada de depender da central multimídia para ajustar a climatização. Também se destaca o excelente acabamento da cabine: quase todas as superfícies do habitáculo são forradas com couro.
Quando às sensações ao volante, o ronco do novo V8 biturbo é um capítulo à parte. Já o desempenho é digno de um verdadeiro esportivo, com direção precisa e muita força à disposição.
A Porsche informa que o Cayenne S Coupé sai da imobilidade e chega aos 100 km/h em cinco segundos. Já a velocidade máxima chega a 273 km/h.
Ao volante, as respostas do motor e do câmbio são ágeis. As rodas traseiras esterçantes, opcionais de R$ 13 mil, deixam a condução ainda mais precisa. Nem parece se tratar de um veículo que pesa mais de duas toneladas.
A unidade testada também não abre mão do luxo e do conforto. Mesmo com rodas de 22 polegadas, as suspensões filtram bem as (poucas) imperfeições do pavimento.
A sensação de luxo a bordo é grande: o carro avaliado traz bancos com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento. O espaço interno é generoso: com carroceria cupê, a capacidade do porta-malas é de 625 litros e salta para mais de 700 litros nas versões SUV.
Com preço inicial na faixa de R$ 800 mil, o Cayenne traz um conjunto bastante competitivo, mesclando performance, luxo e estilo.
FICHA TÉCNICA - PORSCHE CAYENNE S COUPÉ
Preço: R$ 840 mil
Motor: 4.0 biturbo, V8 biturbo, gasolina
Câmbio: automático com 8 marchas, tração integral
Potência: 474 cv
Torque: 61,2 kgfm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 5 segundos
Velocidade máxima: 273 km/h
Dimensões: 4,93 m de comprimento, 2,19 m de largura, 1,70 m de altura e 2,89 m de distância entre-eixos
Peso: 2.130 kg
Porta-malas: 625 litros
Tanque: 75 litros
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*Viagem a convite da Porsche Brasil
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