Novo SUV da Toyota: como será o carro que chega ao Brasil em 2024
No final de abril, a Toyota anunciou que irá produzir um SUV híbrido flex inédito no Brasil a partir do fim de 2024, mediante investimento de R$ 1,7 bilhão na fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo.
Parte do mistério envolvendo a novidade parece ter sido desfeita nesta semana.
A marca japonesa apresentou ontem (15) na Indonésia o Yaris Cross, novo SUV compacto produzido sobre a plataforma DNGA - versão simplificada da base TNGA utilizada no Corolla e no Corolla Cross.
Vale destacar que o Yaris Cross indonésio a ser produzido aqui é diferente do utilitário esportivo homônimo já comercializado na Europa - mais caro e sofisticado, fabricado a partir da plataforma TNGA.
Como será o novo SUV
Provável candidato para produção no Brasil, o Yaris Cross indonésio é maior do que o europeu
Ganha 13 cm no comprimento, totalizando 4,31 m. O entre-eixos de 2,62 m é apenas 2 cm menor do que o do Corolla Cross
Essa medida grande entre os eixos garante um bom espaço interno, essencial para um carro desse tipo
O volume do porta-malas não foi revelado, mas a Toyota diz que será o maior da categoria, já que as baterias vão ficar abaixo do banco de trás
No visual, sai o desenho minimalista do Yaris Cross europeu e entram linha mais esportivas, que lembram SUVs maiores da marca, como o RAV4
O interior parece ser simples, mas conta com tela de 10,1 polegadas na central multimídia, além do já citado bom espaço interno
Na versão da Indonésia, o carro tem teto solar panorâmico, painel digital, carregador de celular por indução e porta-malas com abertura elétrica
A versão híbrida por lá tem motor 1.5 de 91 cv e 12,33 kgfm, auxiliado por um outro elétrico de 80 cv e 14,4 kgfm. Combinados, geram 112 cv de potência
A produção nacional deve começar no ano que vem, com entregas previstas para o segundo semestre de 2024
Quais serão os rivais?
Considerando o fato de que motorizações híbridas costumam ser sempre mais caras do que suas equivalentes apenas a combustão, o novo SUV do Yaris deverá competir com as versões intermediárias e de topo da maior parte dos compactos do segmento.
Atualmente, os principais deles são:
- Fiat Pulse
- Peugeot 2008
- Citroën C4 Cactus
- Renault Duster
- Nissan Kicks
- VW T-Cross
- VW Nivus
- Chevrolet Tracker
- Hyundai Novo Creta
- Fiat Fastback
- Jeep Renegade
- Renault Captur
- Honda HR-V
- Chery Tiggo 5x PRO
- Chery Tiggo 5x PRO Hybrid
Vale ressaltar que, hoje, o Corolla Cross mais básico (que não vem com motorização híbrida) custa a partir de R$ 159.890 na versão de entrada XR. Por sua vez, a sua versão eletrificada mais em conta é a XRV Hybrid, que parte dos R$ 201.690.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.