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Audi RS5: aceleramos o carrão de R$ 850 mil feito para quem anda no extremo

Rafaela Borges

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre (RS)

18/05/2023 04h00

A potência não mudou. O torque, também não. Ainda assim, ele ficou oficialmente um décimo de segundo mais rápido. E esse ganho, na prática, faz diferença para quem gosta de levar o carro ao extremo. A Audi lançou no Brasil o novo RS5 Sportback Competition.

Há duas versões, ambas pelos mesmos R$ 849.990. Elas são a Plus e a Plus Track, que se diferenciam pelos bancos dianteiros. Na primeira, eles são iguais aos do RS5 Sportback tradicional, que continua à venda. Têm ajuste elétrico.

No Plus Track, os dianteiros são do tipo concha, revestidos de Alcântara e bem grudados no chão. Como é comum nesse tipo de banco, os ajustes são manuais.

Mudanças mecânicas

Para ficar mais ágil, o RS5 Sportback Competition ganhou recalibração no motor 2.9 V6 biturbo e no câmbio de automático de oito marchas. Agora, vai de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e atinge velocidade máxima de 290 km/h - 10 km/h de ganho.

Outro destaque é a suspensão. Ela é 10 mm mais baixa que a do RS5. Além disso, há uma configuração para rebaixá-la em mas 10 mm. Por isso, o Competition Plus pode ter o componente até 20 mm mais baixo.

Desempenho

Na prática, temos um carro muito mais grudado no chão, sensação reforçada pela posição baixíssima do banco da versão testada, a Plus Track. O RS5 Competition ficou muito mais preciso quando o assunto é equilíbrio para acelerar e fazer curvas.

Para isso, colaboram as respostas perfeitas da direção no modo Dynamic de condução, o mais esportivo. E também o sistema de tração integral.

Mas a maior surpresa do teste, realizado no Velopark, em Porto Alegre, não foi na pista principal, e sim na de arrancada. Antes de levar o RS5 Competition a esse circuito de aceleração, o mesmo trecho, de 200 metros, a perua RS6 Avant cumpriu a prova.

Esse modelo tem motor V8 biturbo de 605 cv, e 81,6 kgfm de torque - ante os 450 cv e 61,2 kgfm do RS5. O melhor tempo registrado pela RS6 no trajeto foi ficou na casa dos 7,36 segundos.

Já o RS5 conseguiu como melhor tempo a casa dos 7,34 segundos. Mesmo mais pesada, no papel a perua acelera mais de 0 a 100 km/h, missão que cumpre em 3,6 segundos. Na prática, o sedã cupê levou a melhor na arrancada, em que atingiu velocidade máxima de 154 km/h no fim do trecho.

Visual

O RS5 Competition Plus também traz detalhes visuais que o diferenciam da versão de entrada. Entre elas há o exclusivo desenho das rodas de 20", que têm pinças de freios em destaque. Nos exemplares disponíveis para teste, havia nas cores vermelha e azul.

Outro destaque fica por conta da grade escurecida, com logotipo no mesmo tom. O componente traz a inscrição RS5 com faixa vermelha, cor da divisão esportiva Audi Sport - responsável pelos modelos RS.

A mesma inscrição está na traseira, que tem spoiler e duas saídas de escape ovais. Delas, é emitido o instigante som do V6 nas acelerações, potencializado pelos escapes esportivos. Vale também destacar a coluna C rebaixada.

Esta é uma característica de cupês, assim como as portas com vidros sem moldura. O acabamento tem como destaque o uso de Alcântara nas portas, volante e manopla do câmbio. Abaixo dela, há detalhe de alumínio com a inscrição RS.

Equipamentos

Na lista de itens oferecidos para o RS5 Competition Plus, o destaque são os faróis matriciais, com tecnologia antiofuscamento, e digitais. O ar-condicionado é de três zonas, sendo uma para os passageiros de trás.

Os bancos dianteiros têm sistema de aquecimento. Já o painel de instrumentos digital tem três opções de layout, sendo dois deles exclusivos de modelos RS. Estes exibem dados como entrega de potência e torque e força G.

A tela da central multimídia é idêntica à do RS5. No quesito conectividade, o carro tem entradas USB dos tipos A e C. Já o porta-malas oferece capacidade de 505 litros, 40 litros a mais que o do A5, no qual é baseado.

Na prática, o do RS5 é mais fundo, e há duas razões para isso. O A5 tem sistema híbrido leve, e a bateria de 12V ocupa parte do compartimento. Além disso, o modelo civil tem estepe de uso temporário. O esportivo, não. Ele traz apenas um kit de reparos.

São três os itens opcionais do RS5 Competition Plus. Os freios de cerâmica custam R$ 67 mil e a pintura Audi Exclusive, por R$ 57 mil. Já os pneu Pirelli P-Zero Corsa custam R$ 5 mil.