Ram 1500 Limited estreia com status de picape mais cara do Brasil
Resumo da notícia
- Nova versão Limited aposta no luxo e na tecnologia a bordo
- Picape tem duas configurações e preços que vão até R$ 539.990
- Motor é o conhecido Hemi V8 5.7 de 400 cv
Atire a primeira pedra quem nunca se arrependeu de uma decisão errada na vida. Esse cenário aconteceu com a Ram, cuja estratégia desastrosa (herança dos derradeiros anos sob o controle da Chrysler) mudou em 2020 graças à Stellantis. A empresa identificou os erros do passado, respeitou os desejos do consumidor e finalmente fez aquilo que se esperava: trouxe uma gama com opções mais atraentes e acessíveis.
Parte dessa guinada exitosa é mérito da 1500, que virou um dos modelos mais vendidos da marca no país. A partir desta quinta-feira (18), a linha é reforçada com a 1500 Limited, versão de luxo da picape até então disponível apenas na variante esportiva Rebel.
Por R$ 529.990, ela é a picape mais cara do mercado brasileiro. A nova versão supera até a recém-lançada Ford F-150 na configuração Platinum, que custa R$ 509.990. Haverá ainda a versão Night Edition, que substitui as peças cromadas pelo acabamento na cor preto brilhante. Se você curte esse visual mais sombrio, será preciso pagar mais R$ 10 mil - fechando a conta em R$ 539.990.
O que ela traz de diferente?
A 1500 Limited não decepciona quando o assunto é sofisticação. Além dos detalhes cromados, ela oferece enormes rodas de liga leve de 22 polegadas e estribos com acionamento elétrico, que surgem assim que as portas são abertas.
O acabamento impressiona pelo refinamento ao combinar materiais autênticos, como couro, madeira e alumínio. Bancos e descansa-braço central trazem costuras aparentes com desenhos de bom gosto. Na fileira de trás, há um generoso espaço para as pernas e é possível reclinar o encosto parcialmente para viajar com mais comodidade.
Sobram entradas USB pela cabine: são cinco na frente e outras quatro atrás. Quem viaja lá também conta com saídas de ar-condicionado dedicadas e muitos porta-objetos e porta-copos.
A cabine traz duas telas de 12 polegadas: uma faz as vezes de painel digital enquanto a outra, em posição vertical, exibe as informações da central multimídia. Ao lado dela fica o seletor giratório do câmbio automático de oito marchas. Ali também ficam os comandos da tração nas quatro rodas e de várias funções do veículo. A mordomia é tão grande que até a posição dos pedais pode ser regulada de forma elétrica.
Em tempo: a lista de equipamentos de série ainda traz itens como seis airbags, assistente de partida em rampas, teto solar panorâmico, alerta de colisão frontal, frenagem de emergência, sensor de pontos cegos, alerta de permanência em faixa de rolamento com correção de trajetória, estribos elétricos, carregador de celular por indução, faróis full LED e bancos dianteiros com regulagens elétricas.
Como anda?
Nosso breve teste foi realizado a bordo da 1500 Limited pelas largas ruas de Alphaville, bairro situado em Barueri (SP). Lá foi inaugurada a primeira Ram House, uma concessionária modelo com atendimento diferenciado e a proposta de ser também um local para eventos.
Assim que ligo o motor, chama atenção o ronco encorpado do respeitável Hemi 5.7 V8, que entrega 400 cv e 57,7 kgfm. O conjunto é compartilhado com a Ram Classic e a 1500 Rebel, e na Limited faz a picape ir de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos.
Dá até para esquecer que estou ao volante de um mastodonte de 5,91 metros de comprimento que pesa 2.692 kg. Contribui para isso o delicioso ronco do V8 que faz lembrar os clássicos muscle cars da década de 70. Isso contribui para a impressionante capacidade de reboque de até 3,6 toneladas. Só não vá ligar para o consumo de combustível, uma vez que as médias são de 5,5 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada. Vale lembrar que a 1500 Limited roda apenas com gasolina.
A direção é extremamente leve e proporciona uma boa dose de agilidade para um veículo tão grande. Mesmo com algumas restrições impostas pelo porte da picape, que não se dá bem nos estacionamentos tão apertados das grandes cidades brasileiras, logo o motorista se acostuma com as dimensões da 1500.
A suspensão tem calibragem que prioriza o conforto a bordo. Como um típico carro norte-americano, ela é mole e resulta em um rodar bem confortável, ainda que a carroceria incline consideravelmente nas curvas. Por ser uma picape, ela filtra a maioria das imperfeições do solo com desenvoltura e entrega uma bem-vinda sensação de robustez.
Destaque para a suspensão a ar com cinco opções de regulagem. O sistema, inclusive, funciona de forma ativa, e pode se ajustar dependendo da velocidade do veículo. A 1500 Limited também traz um spoiler dianteiro ativo, que auxilia na melhoria da aerodinâmica.
Vale a pena?
É difícil falar em racionalidade quando se pensa em um produto como a 1500 Limited. Afinal de contas, sua compra é guiada por razões emocionais, como o status. Analisando por esse lado, a nova picape da Ram é uma escolha bastante acertada.
É verdade que a concorrência ficou acirrada com a chegada da F-150 e a situação se complicará ainda mais após a estreia da Chevrolet Silverado, algo que acontecerá ainda neste ano.
Porém, se a escolha recair sobre a 1500 Limited, você não vai se arrepender. O modelo entrega tudo aquilo que o consumidor da marca deseja: desempenho, tecnologia e principalmente sofisticação. Ou seja, é certeza de que a convivência com a picapona da Ram será repleta de momentos felizes e inesquecíveis.
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