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Land Rover 'muda de nome' e divide seus carros em três marcas distintas

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Imagem: Divulgação

Rafaela Borges

Colaboração para o UOL, no México

01/06/2023 04h00

A Jaguar Land Rover está mudando seu posicionamento no mercado por meio da criação de diversas marcas. A iniciativa foi batizada pela empresa de House of Brands, tem como principal medida dividir as linhas da Land Rover em três marcas distintas.

Agora, há a Defender, com os modelos 90, 110 e 130. A Discovery tem o SUV de mesmo nome e o Discovery Sport. Já a Range Rover tem o Range Rover, o Sport, o Velar e o Evoque.

Na prática, a marca Land Rover morre? Não exatamente. Ela continua sendo a montadora desses produtos. Além disso, seu logo continuará em alguns locais dos carros, como a traseira.

Porém, de acordo com o diretor da Jaguar Land Rover, Paulo Manzano, será substituído em outros locais, como as rodas. Os volantes, por exemplo, já abandonaram o logotipo da Land Rover para adotar o dos produtos que viraram marca.

Assim, os modelos não levam mais o nome da montadora. Não haverá mais Land Rover Discovery Sport, por exemplo. Apenas Discovery Sport.

Nas concessionárias, deverá haver mudanças também. Os carros continuam à venda nos mesmos espaços, mas em áreas distintas, cada um pensado conforme os valores de cada marca.

De acordo com Manzano, na prática os clientes já encaravam os produtos assim. "O cliente mais tradicional do Defender ainda se apega à marca Land Rover. "O novo consumidor, porém, trata o modelo apenas como Defender.

Posicionamento de cada marca

Segundo Manzano, a House of Brands permite posicionar melhor o valor de cada marca. A Range Rover é focada no luxo e na exclusividade. Tem como alvo clientes que são bem sucedidos, construíram seu sucesso e são inspiração para outras.

A Defender é a marca de aventura, mas sem abrir mão do luxo. É voltada para pessoas exploradoras, que gostam mais de colocar a mão na massa do que delegar. Naqueles que, de acordo com a montadora, querem abraçar o impossível.

O trabalho de marketing focado no público do agro vem ficando mais intenso, no caso da marca Defender. A ideia é mostrar a proprietários rurais que o modelo oferece luxo e, ao mesmo tempo, é capaz de atender as demandas do dia a dia desse consumidor.

Já a Discovery é a marca familiar. É para o público que gosta de viajar, curtir pequenas escapadas de fim de semana e precisa de praticidade no dia a dia.

A mudança já pode ser vista na prática. Na Agrishow, no início de maio, o estande era Defender, não Land Rover. Já no Catalina Aviation Show, que termina domingo (4), quem expõe é a Range Rover.

Jaguar

Quarta marca do grupo, a Jaguar passará por uma reposicionamento radical. Será focada em pessoas que se destacam por ser criativas. O alvo são arquitetos, artistas, músicos.

A Jaguar será uma marca mais noturna e mais fashion, segundo Manzano. Haverá forte investimento em design.