Nada de torneira: como é a nova água que promete salvar o radiador do carro
De tempos em tempos produtos milagrosos para carros surgem e são adotados por mecânicos. Mas nem sempre são eficazes.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, um reparador diz que agora só usava a água fosfatada e que, inclusive, isso poderia substituir o aditivo.
Para comprovar a eficácia, colocou uma palha de aço dentro de uma garrafa com água mineral, que logo apresentou corrosão, e outra com a água fosfatada, sem sinais de ferrugem.
Recomendação é seguir o manual
O mesmo efeito anticorrosivo é atingido por água desmineralizada comum, as que são recomendadas por alguns fabricantes. O líquido deve ser diluído em aditivo de etilenoglicol, que eleva o ponto de ebulição da água, ou seja, não deixa ferver.
Não há conhecimento da aplicação desse produto e nem recomendação dos fabricantes, tanto de veículos quanto de sistema de arrefecimento" Everton Lopes, mentor em Energia a Combustão da SAE Brasil
Segundo Lopes, os fabricantes recomendam o uso do aditivo misturado com a água sem minerais, como cálcio e sódio.
"Você tira esses elementos e aplica junto ao aditivo para promover não só a questão anticongelamento, mas também toda a parte anticorrosivo", diz.
O especialista ressalta que o importante é seguir o que está no manual do veículo sem variações, que podem causar problemas, já que os produtos devem ser testados de maneira correta.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.