Governo da Bahia: venda de fábrica da Ford a chineses ocorrerá até julho

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), disse que a compra da fábrica da Ford em Camaçari pela BYD está em processo e que espera fazer o anúncio oficial em julho.

O petista afirmou que a montadora chinesa já está com equipe no Brasil e que se prepara para o início das operações na última fábrica da Ford que ainda não foi vendida.

Eles estão ficando em São Paulo e vindo [para a Bahia], trabalhando para que isso possa acontecer. Eu tenho informações, inclusive, de compras de navio pela BYD, para transporte tanto de materiais para montagem quanto para carros prontos" Jerônimo Rodrigues, ao site BNews

O acordo entre a BYD e a Ford já havia sido antecipado pelo jornalista Jorge Moraes. Segundo do UOL Carros, o planejamento industrial terá como objetivo 30 mil veículos, podendo chegar à capacidade produtiva de 150 mil unidades ano.

Além da compra da Ford, Rodrigues disse que a BYD deve fazer outros investimentos no estado. A BYD deverá fazer carros, picapes e chassis de ônibus no Brasil, todos com algum nível de eletrificação. O foco é atender o mercado interno e na exportação para outros países da região.

Segundo Jorge Moraes, a BYD investirá cerca de R$ 3 bilhões na instalação de três fábricas na Bahia, gerando cerca de 1.200 empregos diretos durante o período de implantação. O dado, de acordo com o colunista, é do protocolo de intenção já assinado.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.