Fiat Fastback: 5 coisas legais e outras 5 que SUV cupê deveria melhorar

Lançado em setembro de 2022, o Fiat Fastback se aproxima de completar o primeiro ano de mercado como uma alternativa mais estilosa e com porta-malas maior do Pulse - o outro SUV da marca italiana.

Com sua carroceria inspirada nos cupês, o Fastback traz vários itens que merecem destaque, como o porta-malas com mais de 500 litros de capacidade e a oferta de motor turbo flex em todas as versões.

Também merece reconhecimento por ser o primeiro utilitário esportivo cupê com preços mais acessíveis no mercado brasileiro - os demais são de marcas de luxo como Audi, BMW e Mercedes-Benz.

Para descobrir os defeitos e as virtudes do modelo, UOL Carros conviveu durante uma semana com a versão Impetus, a mais completa a trazer o motor 1;0 T200, com 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque e gerenciamento por câmbio CVT.

Essa configuração tem preço inicial na faixa dos R$ 150 mil, não elegível aos descontos do governo federal.

Contudo, o novo Fastback Turbo 200 Automático, mais simples e com mesma motorização, tem direito ao abatimento e atualmente é oferecido por R$ 115.990.

Com base nessa experiência, destacamos a seguir cinco pontos positivos e cinco pontos a ser melhorados no SUV cupê da Fiat, seja na versão testada ou também em outras configurações.

Confira.

1 - Ponto positivo: motor e câmbio

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Imagem: Jorge Moraes/UOL
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O desempenho é um dos pontos altos do Fastback, que pode ser equipado com motor 1.0 ou 1.3 flex, sempre com turbo e injeção direta de combustível.

Nas configurações 1.0 turbo flex, a potência é de 130 cv e o torque, de 20,4 kgfm.

Acompanhado pela transmissão CVT com sete marchas simuladas, o propulsor proporciona fôlego de sobra em qualquer situação.

A coisa fica ainda mais divertida na versão topo de linha Limited Edition Powered by Abarth, que traz motor 1.3 turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm, mais câmbio automático de seis velocidades.

2 - Ponto positivo: porta-malas

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Imagem: Divulgação
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Um enorme diferencial do Fastback, inclusive na comparação com o Fiat Pulse do qual é derivado, está no porta-malas.

O prolongamento da traseira após o eixo não serve apenas para dar ao SUV um visual de cupê, mas também amplia (e muito) o compartimento para as bagagens.

De acordo com a Fiat, o porta-malas do Fastback é capaz de transportar até 516 litros, ante 370 do Pulse.

3 - Ponto positivo: segurança ativa

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Imagem: Divulgação

Exceto pela nova versão Turbo 200 Automática, as demais configurações trazem de série diversos equipamentos de assistência à condução e segurança ativa.

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Estamos falando de recursos como alerta de colisão, frenagem automática de emergência, assistente de manutenção de faixa, luz alta automática, sensores traseiros de estacionamento e câmera de ré - sem mencionar os controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampa.

As configurações Impetus e Limited Edition acrescentam à lista sensores dianteiros de estacionamento.

Um ponto que poderia melhorar é a oferta de airbags: são apenas quatro, contra seis de alguns concorrentes - embora a Fiat afirme que os airbags laterais cumpram "dupla função", protegendo ao mesmo tempo a cabeça e o tórax dos ocupantes.

4 - Ponto positivo: recarga de celular sem fio

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Imagem: Divulgação

Esse parece ser um detalhe sem importância, mas que acaba fazendo bastante diferença no dia a dia.

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O Fastback não é o único a trazer de série, nas versões mais completas, a recarga de celulares por indução, sem a necessidade de fios.

Contudo, o representante da Fiat se destaca ao oferecer refrigeração no compartimento de recarga, o que ajuda a evitar o superaquecimento do dispositivo móvel.

A recarga por indução faz todo o sentido, levando-se em conta que a boa multimídia do SUV cupê conecta smartphones Aindroid e iOS sem a necessidade de cabos.

5 - Ponto positivo: GPS nativo e ar no banco traseiro

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Imagem: Divulgação

Outro destaque do Fastback é que ele traz GPS nativo na multimídia com tela de 10,1 polegadas.

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Dessa forma, você não fica dependente do pareamento de celular para carregar aplicativos de navegação como Google Maps e Waze.

O Fastback também sai da fábrica com um recurso ausente em SUVs maiores e mais caros: saídas de ar-condicionado para o banco traseiro, que aumentam consideravelmente o conforto a bordo.

1 - Ponto negativo: freios traseiros a tambor

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Imagem: Divulgação

Enquanto concorrentes como Volkswagen Nivus e T-Cross têm freios a disco nas quatro rodas, o Fastback vem com tambores no eixo traseiro.

Não que isso comprometa a segurança a bordo. Contudo, discos tanto na dianteira quanto na traseira ajudam a frear em menores distâncias e reduzem o risco de superaquecimento e perda de eficiência do sistema de freios.

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2 - Ponto negativo: consumo

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Imagem: Divulgação

O consumo dos motores turbo flex não é ruim, mas existem outros propulsores mais eficientes nesse quesito no mercado brasileiro.

O motor 1.0 T200, segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), tem médias de 8,1 km/l (cidade) e 9,7 km/l (estrada) com etanol.

Com gasolina, o motor turbinado de um litro faz 11,3 km/l e 13,9 km/l respectivamente, mas no mundo real não consegui chegar a essas médias.

Quanto ao propulsor 1.3 T270, o Inmetro informa dados semelhantes de consumo - que, igualmente, não consegui obter no uso cotidiano: 7,9 km/l e 9,7 km/l com etanol e 11,3 km/l e 13,6 km/l com gasolina.

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3 - Ponto negativo: visibilidade traseira

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Imagem: Jorge Moraes/UOL

O perfil de cupê, com inclinação acentuada da tampa traseira, dá uma personalidade esportiva ao Fastback. Contudo, esse tipo de design, cada vez mais utilizado em utilitários esportivos, traz algumas desvantagens.

Como em outros modelos com o mesmo estilo de cupê, o espaço para a cabeça é limitado, devido à inclinação do teto. O maior problema, entretanto, é a visibilidade prejudicada pela coluna traseira bastante larga e pelo vidro traseiro inclinado, que também reduz o campo de visão.

4 - Ponto negativo: isolamento acústico

A cabine poderia trazer melhor isolamento dos ruídos externos, inclusive daqueles provenientes do motor.

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O ruído da rolagem dos pneus pode ser percebido com os vidros fechados, dependendo da velocidade e do volume do sistema de som.

Além do isolamento acústico que deixa a desejar, as suspensões são mais ruidosas do que o desejável, transferindo ao volante vibrações que em outros SUVs não se sobressaem tanto

5 - Ponto negativo: espaço no banco de trás

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Imagem: Divulgação

Medindo os mesmos 2,53 m de distância entre-eixos de Fiat Cronos e Argo, o Fastback não é muito generoso quanto ao espaço para as pernas no banco de trás. Concorrentes como o VW T-Cross são bastante melhores nesse quesito.

Ao mesmo tempo, o Fastback proporciona mais conforto a quem vai atrás ante o Nivus, também da Volkswagen.

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