Topo

Nova Ford Ranger: veja prós e contras da picape em duelo com rivais

Fernando Pedroso

Colaboração para o UOL

23/06/2023 04h00

A nova geração da Ford Ranger foi apresentada ontem e, além do novo visual inspirado em outras picapes da marca como Maverick e F-150, ganhou motor V6 inédito no Brasil.

A caminhonete também ficou maior e ganhou um novo interior mais moderno.

Por enquanto a Ford apresentou somente as versões mais caras equipadas com o motor de seis cilindros. Em comparação com concorrentes também em suas opções mais luxuosas, qual é a melhor opção?

Motor

Imagem: Foto: Ford | Divulgação

A Ranger é a segunda picape a usar um motor V6 turbodiesel no mercado brasileiro. A pioneira foi a Volkswagen Amarok, que é a mais potente da categoria com 258 cv. A Ford tem 250 cv.

Entre as rivais de quatro cilindros que chegam mais perto, a Toyota Hilux aparece com 224 cv, seguida pela Chevrolet S10 com 200 cv. As duas têm motores 2.8. A Mitsubishi L200, 2.4, e a Nissan Frontier têm 190 cv cada.

A novata Ram Rampage tem um motor 2.0 de 170 cv, mesmas características que as opções mais baratas da Ranger vão ter, mas que serão anunciadas somente em setembro.

Desempenho e consumo

Imagem: Fotos: Ford | Divulgação

A potência desses motores faz diferença na hora de acelerar. A mais potente é a Amarok, que faz de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos, seguida pela Ranger, que faz o mesmo em 9,2 segundos.

Como o mais importante em uma picape é a força, o torque de 61,2 kgfm da Ranger fala mais alto contra os 59,1 kgfm da Volkswagen. Bem depois vem a S10 com 51 kgfm e a Hilux com 50,9 kgfm. A Frontier tem 45,9 kgfm e a L200 43,9 kgfm.

Na hora de economizar diesel na cidade, quem sai na frente é a Hilux com 10,1 km/l. A Ranger é a última, com 7,5 km/l. Já na rodovia, a Ford dá a volta por cima e é a mais econômica da categoria com 11,8 km/l. A Amarok é a que mais gasta com 9,7 km/l de diesel.

Preços e equipamentos

Imagem: Divulgação

A Ranger Limited é a mais barata entre as rivais e custa R$ 319.990. É seguida pela Frontier Platinum, de R$ 324.990, que se destaca por ser a única picape média do Brasil a ter teto solar.

Destaque da Ford é a central multimídia vertical com tela de 12 polegadas. Há ainda um pacote opcional que inclui rodas de aro 20 e câmeras de manobra e sistemas de automação veicular, elevando o preço para R$ 339.990.

Mesmo mais completa, fica bem mais barata que a Toyota Hilux GR-Sport, de R$ 372.890 e pouca coisa mais cara que a Amarok Extreme, de R$ 335.500.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nova Ford Ranger: veja prós e contras da picape em duelo com rivais - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Lançamentos e mercado