Elétrico mais barato do Brasil: BYD lança novo hatch com preço de Kwid
A BYD acaba de lançar o Dolphin, hatch com tamanho maior do que o trio de subcompactos elétricos (Kwid E-Tech, iCar e E-JS1) que custam na casa dos R$ 150 mil. Além da vantagem do espaço interno, se destaca pelo preço competitivo de R$ 149.800. Com isso, acaba de se tornar o mais barato do Brasil - levando em consideração que o veículo já vem com wallbox, o que o rival da JAC cobra a parte.
A novidade tem pouco mais de 4 metros de comprimento (colocando-o em uma seara parecida de tamanho com VW Polo, Peugeot 208 e outros). O Dolphin é construído sobre a moderna e-platform 3.0, com as baterias Blade, de produção exclusiva da BYD.
Além disso, estreia equipamentos para a sua categoria. Entre eles, estão câmeras e sensores frontais, laterais, traseiras e 360º, piloto automático, central multimídia rotativa de 12,8 polegadas com conectividade para smartphones, entre outros. Pelo BYD App, todos os dados e comandos do carro podem ser verificados à distância.
O painel, por outro lado, é minimalista e tem tamanho reduzido com suas 5 polegadas. De todo modo, permitem uma visualização boa e facilitada das informações de bordo.
Na tradução para o português, seu nome significa "golfinho". Isso se deve à "estética marinha" presente em partes como a antena estilo barbatana de tubarão, curvas fluidas, cores "marítimas", maçanetas internas que parecem com as barbatanas do golfinho, perfurações no painel que parecem guelras, entre outros atributos.
Quanto às especificações técnicas, a motorização elétrica entrega 95 cv e 18,4 kgfm, a partir de 44,9 kWh. Assim, acelera até 100 km/h em 10,9 segundos, com máxima de 160 km/h.
Segundo a marca, para recarregar de 30% a 80%, leva apenas 30 minutos em aparelhos do tipo rápido, com 60 kW. Os números sobem para 6,8 horas em 3,3 kW ou 3,5 horas com 7 kW. Como se não bastasse, o carro serve de fonte de energia para qualquer equipamento eletrônico que necessita ser plugado na tomada.
No ciclo PBE, faz 291 km de autonomia, com 0,42 mJ/Km, ou 11 centavos por km rodado. Mas nos nossos testes pudemos passar dos 400 km apenas em uso urbano.
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