Volkswagen anuncia chegada de 'Kombi elétrica' ao Brasil; veja detalhes
Em evento de celebração de 70 anos de sua produção no Brasil, a Volkswagen confirmou a chegada do ID.Buzz ao país. A 'nova Kombi', elétrica, será comercializada na América do Sul e virá importada, sendo lote de apenas 70 unidades iniciais. Os preços ainda não foram divulgados.
"Como nenhum outro carro, o ID.Buzz une o passado e o presente", disse Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.
O ID.Buzz faz parte da linha ID, que usa uma plataforma modular produzida para diferentes tipos de elétricos. O ID.4, também lembrado no evento, já havia sido anunciado para o Brasil em evento na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
A 'Kombi' divide com os irmãos diversas tecnologias, além da plataforma. Isso inclui o assistente pessoal que responde a comandos de voz, o mesmo volante e o painel de instrumentos minimalistas e apenas com o necessário de informações.
Herdado dos demais elétricos também foi o sistema de luzes de LEDs com a tecnologia IQ Light, presente na versão mais cara do Taos aqui no Brasil também, pacote ADAS de segurança ativa e passiva, com itens como frenagem autônoma e ACC adaptativo, entre outros.
Como a Kombi original, o ID.Buzz mantém apenas a tração traseira e com motor montado no eixo traseiro. De acordo com a Volkswagen são 203 cv (150 kw) que podem chegar, num ponto de pico, a 231 cv, e tem uma bateria de íons de lítio com capacidade de 77 kWh que fica alojada no assoalho, como nos demais elétricos.
Do utilitário original, o ID.Buzz também traz a inspiração com as cores vibrantes para a carroceria e a opção mais desejada de todas, a bicolor, ou popularmente chamada de "saia e blusa" no Brasil.
Já testamos a 'nova Kombi'
Além do visual lúdico, com linhas bem demarcadas e cores chamativas, é um carro que impressiona ao dirigir. Quase não é possível traçar um paralelo do ID. Buzz com outras vans ou furgões, e menos ainda com o comportamento dinâmico da Kombi.
Tampouco vai na linha dos SUVs, pois ainda que tenha uma posição elevada para dirigir, a ID Buzz é ainda mais macia, comprida e seu campo de visão é bem mais amplo. É como se a "Kombi do futuro" fosse um sedã grande e alto com "vista panorâmica".
O que ajuda tanto na precisão quanto no conforto são as rodas de 20 polegadas, mas calçadas com pneus de perfil mais alto, sem falar do posicionamento baixo das baterias (que reduzem o centro de gravidade) e da distância entre-eixos mais longa do que quase todos os veículos do mercado brasileiro.
A clássica posição do volante virado para cima já era no novo modelo (ainda bem), assim como o "pula-pula" dos bancos. Agora, a van da VW tem assentos que mantêm a firmeza do corpo e sem fadiga, com direito até a massagem. Um dos pouquíssimos itens que passaram no crivo da engenharia moderna foram as alças de teto para quem vai atrás.
O sistema de entretenimento com tela sensível ao toque é de 10 polegadas, com cluster de 5,3 polegadas acima do volante. A utilização das interfaces são bem intuitivas e favorecem a acessibilidade das funções que contribuem tanto para o entretenimento, quanto para as viagens.
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