Fumaça preta: como falha transforma seu carro em 'foguete incontrolável'
Há um problema pouco comum em motores a diesel, mas que preocupa muitos proprietários, é o caso do motor disparado. Diversos vídeos nas redes mostram o propulsor ganhar vida própria e se comportar como se fosse um 'foguete incontrolável, soltando fumaça como em um lançamento da Nasa.
Isso acontece quando há muito desgaste, o giro sobe e nem desligando a ignição ele para.
Antes de tudo, é preciso lembrar que motores a diesel não usam vela. A queima do combustível é feita somente com a compressão dos pistões dentro do cilindro, ou seja, dispensa a centelha.
O que pode disparar o motor?
Motores antigos podem ter uma falha no controle da bomba injetora, que pode mandar diesel em excesso para dentro do motor.
Com a bomba disparada, o motor começa a queimar o combustível incontrolavelmente.
Já nos motores modernos, que usam gerenciamento eletrônico, a falha pode ser na turbina.
Entre a parte quente e a parte fria da turbina tem um eixo lubrificado pelo próprio óleo do motor. Com o desgaste dessa peça —seja por tempo de uso ou por falta de manutenção—, esse lubrificante pode começar a vazar para dentro do motor e queimar junto com o diesel Mauro Alves, coordenador de atividades técnicas do SENAI-SP
Quando esse lubrificante entra em grande quantidade para dentro dos cilindros, o motor pode disparar queimando somente o óleo, por isso a fumaça preta nos vídeos.
Outra possibilidade, essa mais rara, é acontecer uma falha em uma válvula que controle a subida da névoa do cárter para o sistema de admissão do motor. Caso haja vazamento de óleo por ela, o motor pode admitir lubrificante junto com o ar.
Caso o nível do óleo esteja baixando e a fumaça do escapamento ficando escura, o motorista deve procurar um mecânico para sanar o problema antes que o desgaste aumente e o motor corra o risco de disparar.
É claro que isso não acontece de uma hora para outra. O motorista precisa ficar atento aos sintomas, como uma fumaça azulada saindo do escapamento Mauro Alves
E se acontecer?
Neste caso, o mais seguro é que o motorista fique protegido e espere todo o lubrificante queimar.
Tentar intervir abrindo o capô pode ser arriscado, pois peças do motor podem atingir o motorista, já que pode haver quebras de elementos internos, como válvulas e bielas.
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberUma tentativa que pode ser feita é o motorista calçar as rodas, pisar no freio, engatar a maior marcha e ir soltando a embreagem na tentativa de fazer o motor morrer
Nessa tentativa, o risco é de quebra da embreagem e da própria caixa de câmbio.
Deixe seu comentário