Primeiro carro voador recebe licença para rodar, mas custa uma fortuna

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Se acostume com o termo eVTOL, que já apareceu em outras edições da newsletter Carros do Futuro. Os veículos elétricos de pouso e decolagem vertical estão cada vez mais próximos da realidade e agora já têm até licença para voar.

É o caso do Alef Modelo A, que está à venda nos Estados Unidos por US$ 300 mil, ou cerca de R$ 1,5 milhão. É o primeiro modelo do tipo a ser certificado no país para poder transitar e voar.

O Modelo A, diferente do eVTOL em desenvolvimento pela Embraer, não precisa de pontos de pouso e decolagem, já que pode rodar em vias públicas como um carro comum. Os pontos de voo, no entanto, foram limitados pela FAA, a federal de aviação dos EUA.

Como funciona?

O Alef Modelo A tem rodas e motores elétricos como em um carro comum, mas também possui hélices sobre o chassi que permitem o pouso e a decolagem na vertical.

Os ocupantes ficam dentro de uma cabine giratória, que pode deixar os dois passageiros virados para a frente ou para o lado, usado em situação de vôo.

A carroceria pode virar em 90º para voos mais rápidos. Dessa forma, a cabine também acompanha o movimento para que os ocupantes fiquem sentados em posição normal.

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A empresa pretende fazer as primeiras entregas no final de 2025, quando os testes já terão terminado.

A autonomia de rodagem é de 320 km. Já em voo, o Alef alcança 177 km com uma carga das baterias.

A empresa diz que faz testes em protótipos desde 2019 e já trabalha em uma versão para quatro pessoas, mas com lançamento previsto só para 2035.

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