Rodas voadoras: como problema tem causado estragos e assustado motoristas
Fernando Pedroso
Colaboração para o UOL
06/07/2023 04h00
Em março uma cena chocante viralizou nas redes sociais. Nos Estados Unidos, o pneu de uma picape se solta e entra na frente de um Kia Soul. Sem tempo de desviar, o motorista bate na peça e o carro decola antes de capotar na pista. No Brasil, relatos e flagrantes do tipo também têm se multiplicado e as causas podem ser diversas.
De janeiro a maio neste ano a concessionária Arteris, responsável por cinco rodovias federais e duas estaduais, registrou 989 casos. No mesmo período do ano passado foram 523 ocorrências. Os números foram divulgados pela TV Globo e confirmados pelo UOL Carros.
Pode desprender a fixação do eixo. Pode ser no sistema de fixação da própria roda, pode se soltar com o semi-eixo também Erwin Franieck, presidente do Instituto SAE4MOBILITY
Para Franieck, a falta de inspeção veicular, de manutenção preventiva e o envelhecimento da frota têm colaborado para o aumento de casos. O especialista também recomenda alguns cuidados:
Sempre verifique o aperto dos parafusos, que não podem nem estar soltos e nem apertados demais.
Cheque se as porcas não estão desgastadas ou enferrujadas
O mesmo vale para os parafusos. Após uma enchente, por exemplo, o ideal é sempre fazer uma limpeza dessas peças.
Um parafuso enferrujado pode perder a resistência na ordem de 10 vezes
Quando fizer a manutenção na suspensão do carro, sempre fazer uma checagem se não há peças soltas ou quebradas.
Tome cuidado com o reparo de rodas amassadas. As peças de alumínio podem perder resistência e apresentar trincas. Com isso, aumenta o risco delas se romperem em alta velocidade.
O mesmo vale para as rodas de aço, que também perdem resistência quando são reparadas.
Para o presidente do SAE4MOBILITY, a responsabilidade não deve ser apenas do usuário, que muitas vezes não tem conhecimento sobre esse tipo de cuidados. "A falta de fiscalização deixa que carros sem a manutenção devida possam continuar rodando", afirmou.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.