Carros zumbis: por que veículos fora de linha engrossam vendas de zero km

A cada lista de vendas de veículos é comum aparecerem emplacamentos de carros que já saíram de linha há muito tempo. Em 2023, a história não é diferente. Segundo a Fenabrave, a federação das concessionárias, neste ano vários automóveis que deixaram de ser produzidos anos e até décadas atrás acabaram de ser emplacados.

Quais são os carros 'zumbis'?

O Ford Corcel é um exemplo. O sedã médio deixou de ser fabricado no longínquo ano de 1986. Mesmo fora de linha há 37 anos, o modelo da Ford teve seis exemplares emplacados em 2023.

Chevrolet Classic fez sua despedida como zero-quilômetro em meados de 2016. Mesmo descontinuado há sete anos, o sedã compacto teve um emplacamento ao longo deste ano.

O mesmo aconteceu com o Renault Fluence, que saiu de linha no Brasil no fim de 2017.

E o que dizer do Volkswagen Santana? Ele já se tornou um carro colecionável, pois foi descontinuado há bastante tempo - mais precisamente, em 2006, 17 anos atrás. Saiba que o modelo da marca alemã teve um emplacamento ao longo deste ano.

Entenda o fenômeno

A lista é ainda maior, o que levanta um questionamento natural. Como automóveis descontinuados há tanto tempo foram registrados e emplacados somente agora?

UOL Carros fez essa pergunta para a Fenabrave. De acordo com o órgão, são veículos que foram mantidos e guardados zero-quilômetro durante muito tempo e, por alguma razão, foram emplacados e licenciados pela primeira vez somente nos dias de hoje.

Outra razão para o fenômeno, prossegue a entidade, seria o emplacamento de automóveis fora de série adaptados ou customizados com base no chassi de veículos antigos.

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