Fiorino arqueado: moda polêmica transforma furgão em 'máquina de matar'

O uso de veículos arqueados, moda polêmica que tem se popularizado no Brasil, costuma trazer perigo em ruas e estradas - como já demonstrou o UOL Carros em diversas reportagens sobre caminhões. A medida, agora, parece ter chegado a modelos bem menores: vídeo que viralizou nas redes sociais mostra uma Fiat Fiorino com esse tipo de modificação.

O que aconteceu

Vídeo mostra uma Fiat Fiorino arqueada andando em alta velocidade em vias públicas. A frente é tão baixa que bate no chão e solta faíscas

Não é o único: a conta que publicou o vídeo no Instagram registra outros veículos com alterações semelhantes. Em mensagem enviada ao UOL Carros, os administradores afirmam não serem donos dos carros.

Alteração é ilegal: modificações na suspensão devem ser aprovados no órgão regulador se seguir as determinações da resolução 916 do Contran (Conselho Nacional do Trânsito). Ele determina que a altura mínima permitida para circulação deve ser maior ou igual a 100 mm. O conjunto de rodas e pneus não poderá tocar parte alguma do veículo quando submetido ao teste de esterçamento

Modificação deve constar no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) caso seja aprovada.

Não cumprimento dessas normas é infração gravíssima, rende 7 pontos na carteira e a apreensão do veículo.

'Máquinas de matar'

Exemplos de motoristas infringindo a lei com veículos arqueados não faltam. Denúncias do UOL Carros fizeram a Polícia Rodoviária Federal (PRF) endurecer o cerco contra este tipo de alteração no início de 2022, mas a fiscalização ficou mais branda meses depois após determinação do então ministro da Infraestrutura - e atual governador de São Paulo - Tarcísio de Freitas.

Em janeiro de 2022, um acidente com caminhão arqueado chocou o Brasil, quando um caminhoneiro bateu na traseira do caminhão do próprio pai e morreu na hora.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.