Como 'função secreta' salva seu carro antes de o motor começar a ferver

Problema comum e que leva a prejuízos "salgados" é o superaquecimento do motor, decorrente de falhas no sistema de arrefecimento. O carro é uma grande máquina que troca calor a todo momento, e é sabendo disso que podemos nos livrar de grandes apuros em situações de emergência. Sabia que é possível se safar desse contratempo usando o ar-condicionado?

O defeito é sério. Componentes como juntas de vedação e cabeçote dificilmente saem ilesos. O problema pode se estender até pistões e anéis também. Em último caso, o motor pode até acabar travando.

Desde os danos mais simples, os gastos com peças e mão de obra são elevados - e a cada fato novo o orçamento só aumenta. Como a climatização, junto da atenção redobrada, podem ser a chave para a salvação?

Ligar o ar-condicionado faz com que a ventoinha acione em um regime diferenciado, cujo funcionamento é mais frequente e duradouro. Se o problema do superaquecimento for causado por falha na válvula termostática, ligar a climatização é um bom paliativo contra o superaquecimento. Ainda assim, não pode andar com o carro por muito tempo. Alexandre Barros Pinho, proprietário da oficina de funilaria e mecânica WTC Express

"Por outro lado, se o problema para as altas temperaturas do motor for decorrente de defeito na própria ventoinha, aí o macete não servirá de nada. Na ocasião do superaquecimento, é importante se certificar se o eletroventilador está funcionando ou não. Paralelamente, é imprescindível que o dono jamais deixe o ponteiro passar dos 100ºC, bem como que leve o carro a uma oficina, nem que tenha que ser de guincho", explica o especialista.

O que você deve fazer

Em um primeiro momento, o ideal é sempre parar o carro em local seguro. E nessa ocasião, jamais se deve resfriar o conjunto mecânico com água em temperatura ambiente, pois o choque térmico pode resultar em trincas

É essencial verificar o que diz o manual do proprietário sobre a utilização de líquidos de arrefecimento. As fabricantes sempre indicam, para cada modelo, a proporção ideal de aditivos e água desmineralizada

Jamais se deve completar o nível do radiador com água comum (por mais limpa que seja), uma vez que ela contém sais minerais que geram depósitos por onde passa, além de acelerar o processo de corrosão. Ignore completamente quando o frentista chega oferecendo aquele regador para completar a água do radiador

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Último recurso caso a ventoinha não esteja funcionando

E se a ventoinha não funciona e não há local para encostar o carro? O ar quente ligado no máximo (vento e temperatura) pode servir para dar uma sobrevida ao sistema de arrefecimento. Isso porque a água quente que sai do motor passa a circular também pelo radiador de climatização, promovendo mais um ponto de troca de calor ao sistema.

Caso não seja possível parar imediatamente o veículo, ligue o ar quente na potência máxima. Isso ajuda a drenar o calor do motor até que consiga parar. No entanto, tenha cuidado, essa dica não vale se o carro já estiver no nível máximo de aquecimento SOS SP, empresa especializada em socorro mecânico emergencial para automóveis.

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