Topo

Adesivo do Homem de Ferro: nova moda em carros pode ser perigosa e ilegal

Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

27/07/2023 04h00

Uma nova tendência entre os que gostam de adesivar o carro é o chamado "decalque refletor". Trata-se de um adesivo tão luminoso que parece até ter luz própria. Quanto mais escura for a superfície na qual é aplicado, seja ela o vidro do veículo ou a carroceria, mais ele se destaca.

Nas redes, muitos têm optado pelos modelos do rosto do Homem de Ferro ou do Venom, personagem inimigo do Homem-Aranha. Apesar disso, uma série de modelos diferentes também pode ser encontradas. O ponto em comum de todos é passarem a impressão de que o personagem está do lado de dentro do veículo.

Uma das maiores dúvidas que surgem é se esse acessório - que, em sites como a Shopee, é vendido abaixo dos R$ 20 - é permitido. Consultamos um especialista em leis de trânsito para entender o que está por trás da legalidade ou não desses produtos.

Segundo Marco Fabrício Vieira, membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o fato de serem reflexivos não é o motivo para renderem abordagens das autoridades, mas sim o local onde esses "decalques refletivos" são aplicados, entre outros detalhes indispensáveis para não comprometer a segurança de rodagem.

O inciso III do art. 10 da Resolução CONTRAN 960/22 proíbe o uso de qualquer inscrição, adesivo, legenda, pictograma, painel decorativo ou símbolo pintados ou afixados nas áreas envidraçadas que sejam indispensáveis à dirigibilidade. Entre elas, estão o para-brisa e os vidros dianteiros laterais. Assim, fora desses locais, a aplicação será permitida, desde que o veículo esteja com os espelhos retrovisores em ambos os lados e em conformidade com as condições de transparência dos vidros definidas na legislação. Marco Fabrício Vieira, que também é integrante do Cetran-SP (Conselho Estadual de Trânsito de SP).

As normas de trânsito vetam o uso de adesivos nas áreas do para-brisa e dos vidros dianteiros laterais pois são essenciais para garantir que o motorista terá boa visibilidade ao volante. Ou seja, aquele que desrespeita não só está incorrendo em uma irregularidade, como também está expondo os outros e a si mesmo ao risco de acidentes perigosos.

O que diz a lei

Conforme o especialista, a infração por uso de adesivo nas áreas indispensáveis à dirigibilidade do veículo está prevista no artigo 230, inciso XVI, do CTB, que prevê penalidade de multa grave de R$ 195,23, mais cinco pontos no prontuário do proprietário e retenção do veículo para regularização.

Além disso, Vieira observa que a transparência dos vidros não poderá ser inferior a 70% para as áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo. Para as demais, poderá ser inferior aos 70%.

Quem estiver fora das conformidades, incorre na infração do artigo 230, inciso XVI (CTB) descrita anteriormente.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Adesivo do Homem de Ferro: nova moda em carros pode ser perigosa e ilegal - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Encontre aqui recursos importantes para quem busca informações sobre as leis de trânsito no Brasil, multas e infrações, bem como dicas para uma direção segura e consciente. Com conteúdos que abrangem desde as atualizações na legislação até as principais dúvidas dos motoristas, essa fonte é essencial para quem deseja se manter informado sobre as regras do trânsito e evitar problemas com a fiscalização.


Legislação, Multas e Trânsito