Destino: assalto? Como é o botão do pânico dos ônibus que chega em 2023
Está circulando um vídeo nas redes sociais em que, aparentemente, um motorista de ônibus em Cubatão (SP), sem querer, ativa um botão de pânico no painel. No caso, isso levou um policial a abordar o veículo, mas, no fim das contas, viu que estava tudo bem. Testemunhas dizem que, no letreiro que exibe o destino final do coletivo, estava escrito algo como "assalto". O que é isso, afinal?
Trata-se, de fato, de um comando de emergência para ser ativado apenas em casos de ocorrências críticas no interior dos ônibus. O UOL Carros tentou entrar em contato com a Prefeitura de Cubatão para apurar o incidente que bombou nas redes, mas ainda não obtivemos retorno.
Entretanto, a SPTrans disse à reportagem que o dispositivo - que se chama mesmo 'botão de pânico' - equipará toda a frota do sistema municipal de transporte público até o fim de 2023.
Ao ser acionado, o botão enviará um alerta ao Centro de Operação da SPTrans e da empresa concessionária responsável pelo veículo, que poderão acompanhar a ocorrência e acionar o órgão de segurança necessário, como polícia e SAMU. SPTrans, em nota
Mais cidades irão implementar a novidade?
Em contato com entidades que cuidam da gestão ou das operações de transportes coletivos em outras cidades, a reportagem constatou que algumas delas também já estão em vias de adotar o 'botão do pânico' em suas frotas - como é o caso de Manaus (AM).
A aprovação da lei para a instalação de botões de pânico nos ônibus de transporte público se trata de um passo significativo para a melhoria da segurança em nossa cidade. Este dispositivo poderá ser acionado em caso de assaltos, brigas ou quaisquer situações que exijam a presença imediata da polícia. A Câmara visa principalmente a segurança e o bem-estar dos cidadãos. Contudo, a lei ainda está aguardando sanção do prefeito de Manaus. Este é um processo normal, e assim que sancionado, será encaminhado às empresas de transportes para implantação e funcionalidade. IMMU, em nota.
Já no Distrito Federal o dispositivo acabou vetado após votação no Legislativo.
Os ônibus do transporte público coletivo do Distrito Federal não utilizam o "botão do pânico", pois a Lei Distrital n.º 6.007/2017, que obriga a instalação desse dispositivo eletrônico de segurança, foi julgada inconstitucional por vício formal (iniciativa). Ascom/Semob, em nota.
Dispositivo precisará respeitar algumas regras
No texto apresentado no Projeto de Lei 685/22 do Senado, há determinação para que o botão do pânico seja instalado discretamente em local de fácil acesso, tanto pelo motorista quanto pelo cobrador. Além disso, é imprescindível que seu funcionamento seja silencioso.
O projeto prevê que, quando uma situação de perigo está em curso, o botão de pânico pode ser acionado informando a localização do veículo à polícia. A aplicação é similar à utilizada por mulheres como medida protetiva contra a violência doméstica. O tempo de reação para auxiliar veículos de transporte público precisa ser o menor possível. Marcelo Lonzetti, diretor da Ztrax - que trabalha com monitoramento e botões de emergência móvel - em material divulgado pela empresa.
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