Stellantis anuncia chegada de primeiros carros híbridos no Brasil para 2024
Alessandro Reis
Do UOL, em Betim (MG)
01/08/2023 09h00
Dona de marcas como Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot, a Stellantis já tem pronta a tecnologia para produzir e vender veículos híbridos e elétricos no Brasil. A partir de 2024, o conglomerado automotivo começa a comercializar automóveis do tipo em nosso mercado, como parte do seu plano de oferecer mobilidade mais limpa e eficiente.
Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul, anunciou ontem (31), em evento na fábrica de Betim (MG), que a empresa lançará no ano que vem pelo menos dois modelos com propulsão híbrida em nosso País.
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"Está tudo testado e industrializado. A aplicação será feita primeiramente nas marcas de maior volume do grupo", informou Filosa, sem especificar os modelos.
A julgar pela declaração do executivo, caberá à Fiat a primazia. Espera-se que seja um modelo de maior valor agregado na gama da marca italiana, como Fiat Pulse e Fastback.
Nossa expectativa é de que o conjunto seja do tipo híbrido leve, combinando o conhecido motor 1.0 turbo flex já utilizado nos modelos citados acima associado com um pequeno motor elétrico, para reduzir o consumo e aumentar o desempenho em determinadas situações.
Esse sistema 'leve' usa conjunto elétrico de 48 volts conectado a uma bateria compacta, com menos de 1 kWh de capacidade, para proporcionar torque extra, modo 'boost', que entrega força adicional por curto período, e a capacidade de desligar o motor a combustão em velocidade de cruzeiro para poupar combustível.
Filosa acrescentou que até 2030 a Stellantis vai produzir localmente seu primeiro automóvel 100% elétrico, que virá inicialmente importado - ele não especifica o veículo, que poderá ser o novo Jeep Avenger, o "irmão" menor do Renegade, ainda inédito no Brasil.
Além disso, a companhia anunciou que 20% do seu mix de vendas em 2030 será de veículos totalmente elétricos - na Europa, os planos são de chegar a 100% no mesmo prazo, enquanto o percentual cai para 50% nos Estados Unidos.
No mesmo evento, a Stellantis informou que já tem prontas três diferentes conjuntos híbridos para aplicação em seus produtos no mercado brasileiro, além de um sistema totalmente elétrico. A meta é de nacionalizar a médio prazo todos os componentes dessas tecnologias.
Quatro opções de eletrificação
Em Betim (MG), a Stellantis mostrou quatro chassis de automóveis para demonstrar os quatro tipos de propulsão eletrificada que oferecerá nos próximos anos no Brasil.
A empresa também informa que prossegue com o desenvolvimento de uma versão totalmente a etanol dos seus motores turbo flex e também de uma tecnologia de célula de combustível a etanol para gerar energia elétrica no próprio veículo.
Todas as três opções híbridas são chamadas de Bio-Hybrid, em alusão à combinação do etanol, um combustível sustentável, com a propulsão elétrica.
Confira:
1 - Bio-Hybrid
Bateria de íons de lítio com menos de 1 kWh
Motor elétrico com cerca de 3 kW
Traz função start-stop aprimorada
Carrega a bateria e gera torque adicional para o sistema
Traz função coasting, que permite ao veículo continuar em movimento com o câmbio desacoplado e até mesmo com o motor desligado
2 - Bio Hybrid e-DCT
Utiliza baterias com tensões de 12V e 48V
Tem segundo motor acoplado ao câmbio
Traz função start-stop aprimorada
Bateria de íons de lítio com 1 kWh
Motor elétrico com potência entre 3 kW e 16 kW
Carrega a bateria e gera torque adicional para o sistema
Traz função coasting, que permite ao veículo continuar em movimento com o câmbio desacoplado e até mesmo com o motor desligado
3 - Bio-Hybrid Plug-in
Permite condução 100% elétrica
Bateria de íons de lítio com cerca de 12kWh
Bateria tem alta tensão e é recarregada por meio das desacelerações e frenagens ou através de fonte de alimentação elétrica externa
Motor elétrico com cerca de 44 kW é conectado diretamente ao eixo traseiro
Eletrônica gerencia operação entre modos a combustão, híbrido e totalmente elétrico para otimizar a eficiência e a economia de combustível
4 - Arquitetura BEV
Bateria de íons de lítio a partir de 45 kWh
Motor com potência a partir de 90 kW
Bateria tem alta tensão e é recarregada por meio das desacelerações e frenagens ou através de fonte de alimentação elétrica externa
Torque imediato, mesmo em baixas velocidades