Toyota Etios deixa de ser produzido no Brasil para dar espaço a novo SUV
A Toyota anunciou o fim da produção do Etios em Sorocaba a partir do dia 31 de agosto. A linha do compacto formada pelo hatch, pelo sedã e por uma versão furgão eram feitas para exportação, já que ela saiu de linha no Brasil em 2021.
A marca diz que o fim da produção não vai afetar os empregos na fábrica, que vai se preparar para a entrada de um modelo híbrido flex em breve, o SUV compacto que provavelmente se chamará Yaris Cross.
Em 11 anos, mais de 680 mil unidades foram produzidas. Mais de 240 mil veículos foram exportados para os países vizinhos e o furgão Etios Aibo chegou a ser o carro mais barato da Argentina.
Desde então, o carro já saiu de linha no mundo todo, inclusive na Índia, que foi o país que desenvolveu o carro, além de Colômbia e Uruguai, que vendiam o Etios brasileiro.
Na Argentina e no Peru, o Etios segue disponível no site da montadora com suas carrocerias hatch e sedã, além da já citada furgão.
Em todas as versões, o modelo conta com motor 1.5 a gasolina de 103 cv com câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro na versão mais cara. O Etios hatch custa 5,5 milhões de pesos, ou R$ 95,5 mil na conversão direta. O sedã parte de 7,83 milhões de pesos, ou R$ 135,9 mil.
Em nível de equipamento, os carros saem de fábrica com airbag duplo, freios ABS, e auxílio de partida em rampas. Como opcional, pode ter central multimídia com tela de 7 polegadas com conexão via cabo para Android Auto e Apple Carplay, além da câmera de ré.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.