Como Palio brasileiro com placa de palavrão virou xodó na Alemanha
O icônico autódromo de Nurburgring, na Alemanha, já foi palco de corridas históricas, recordes batidos, carros mais rápidos do mundo e de um Fiat Palio 2007 básico, só com direção hidráulica.
Mas o que estaria fazendo um carro brasileiro que nunca foi vendido na Europa desfilando pelo autódromo e também pelas ruas da Alemanha, já que o pequeno Fiat tem placas de lá? Quem conta a história é o brasileiro Lucas Toledo, que mora no país desde 2016. Ele chegou nove anos depois do Palio.
"Soube que foi a Shell Global Solutions, um braço da Shell com sede em Hamburgo, que encomendou esse carro no Brasil. Por investigação minha descobri que o carro foi tirado zero km na Itavema de São José dos Campos em janeiro de 2007 (o carro foi fabricado em novembro de 2006), em nome de uma empresa de exportação no Brasil. Acredito que coube a ela os trâmites legais e envio à Alemanha", diz.
Toledo conta que o Palio chegou em fevereiro de 2007 e foi registrado pela primeira vez em 21 de março daquele ano. Até janeiro de 2013 o carro ficou com a Shell para testes do motor Fire. O brasileiro descobriu que uma mulher alemã comprou o carro e vendeu em 2015 para uma loja em Bremen, no norte da Alemanha.
"Como na época era a cidade onde minha irmã morava e eu estava indo para lá de férias resolvi olhar o carro. Ele estava com 27.270 km rodados, acabei levando-o para casa", conta. "Acabou virando meu xodó, carro de fim de semana ou mesmo quando bater saudade da família no Brasil".
O Palio chamou a atenção quando Toledo resolveu fazer o passeio por Nurburgring - onde ele fez a volta de 20.832 metros em cerca de 19 minutos (o recorde atual é de 5 minutos e 19 segundos de um Porsche 919 Hybrid Evo), mas ele diz que nas ruas acaba passando despercebido. "Eu creio que os europeus acabam o confundindo com um Fiat antigo qualquer, talvez Punto ou Panda, não chama tanta atenção assim", diz.
Mas Toledo não se importa com isso e mantém seu Palio com carinho. Com a gasolina alemã, ele conta que faz médias de 17 km/l e o carro quase não dá manutenção. Como tem o costume de vir sempre para o Brasil, ele já leva as peças de trocas preventivas.
Outra coisa que chama a atenção do Palio são as placas 'FUCK', que formam um palavrão em inglês. Toledo diz que na Alemanha isso não traz problemas, mas já viu muita gente fotografando suas placas quando viaja para os países vizinhos com seu outro carro, um Opel Mokka que também tem as placas com a palavra.
Na Alemanha, as duas primeiras letras são da região em que o carro é registrado. No caso, o brasileiro mora em Fürth, na Bavária. As outras letras ficam por conta do proprietário do carro. Toledo trocou seu SUV Opel por um Volkswagen Golf, mas não conseguiu repetir a piada com as placas.
"Mas olho todo dia e, assim que liberarem alguma, eu vou trocar". O brasileiro diz que monitora o sistema de placas alemãs para achar as letras CK disponíveis e conta que no país é possível trocar a identificação do carro com uma taxa de 12,80 euros, o equivalente a R$ 69.
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