Audi lança novo Q8 e-tron com mais autonomia e quatro versões

O novo Q8 e-tron chegou ao Brasil. Só que ele não é bem o que talvez você esteja pensando. Não se trata da versão elétrica do Q8, e sim da primeira reestilização do e-tron, que foi lançado no Brasil em 2020.

O e-tron deu início à era dos carros elétricos na Audi. Porém, depois dele passaram a chegar outros modelos com sobrenome e-tron, como o Q4. O Q6 e-tron, por sua vez, será mostrado no início de setembro, no Salão de Munique, na Alemanha.

Por isso, a Audi decidiu rebatizar o pioneiro, que na gama de elétricos da marca ocupa a mesma posição que o Q8 tem entre os modelos a combustão: SUV topo de linha. Junto com o novo nome, chegam mudanças no visual e no sistema de bateria.

São quatro versões, entre acabamento e carroceria. A linha começa com o Performance Black na configuração SUV, que custa R$ 669.990. A Launch Edition vai a R$ 681.990. Para o Q8 e-tron Sportback (SUV cupê), os preços são de respectivamente R$ 699.990 e R$ 711.990.

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Imagem: Divulgação

Design e acabamento

O Q8 e-tron vem com a nova grade frontal característica da marca, que a batizou de single frame. Ela é, na versão testada, Sportback Launch Edition, da mesma cor da carroceria. Tem ainda um contorno preto. Os faróis full-LEDs também foram atualizados.

Opcionalmente, por R$ 25 mil, o sistema vem com tecnologia digital, capaz de fazer projeções de diferentes tipos de imagem à frente (as opções são selecionadas na central multimídia). O para-choque dianteiro também é novo, assim como o traseiro, que traz detalhe na cor preta.

As rodas passaram de 21" para 22" e trazem novo desenho, além de pinças de freio na cor vermelha. Há ainda tecnologias para melhorar o fluxo de ar ao redor das rodas e grade aerodinâmica.

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Esses sistemas são importantes para aprimorar a eficiência de um carro elétrico. No caso do Q8 e-tron, o coeficiente aerodinâmico melhorou, na comparação com o e-tron. Foi de 0,26 para 0,24 no Sportback e de 0,28 para 0,27 no SUV.

Por dentro quase nada mudou. O carro tem bancos revestidos de couro e suede em formato de escama e quatro telas por dentro. Há a do comando traseiro do ar-condicionado, a do painel de instrumentos digital e configurável e a da central multimídia.

A quarta tela, também central, é para comandos como ar-condicionado e sistema de recarga do carro. O acabamento sofisticado traz muito plástico emborrachado e se destaca pelo sistema de iluminação interna personalizável.

A versão Launch Edition traz alguns diferenciais no interior. O destaque fica por conta da costura aparente vermelha no couro de bancos, portas, volante e painéis.

Sistema elétrico

A capacidade da bateria do Q8 e-tron passou de 95 kWh para 114 kWh. Porém, ela mantém os 36 módulos, com 12 células. Por isso, ganhou 20% de densidade energética sem ocupar mais espaço, de acordo com a Audi.

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Com a maior capacidade da bateria, veio também ganho em autonomia - de 30%, também conforme a montadora. De acordo com dados do Inmetro, são 332 km por recarga no SUV e 342 no Sportback.

No ciclo WLTP, que é menos fiel à realidade brasileira, a autonomia é de respectivamente 571 km e 594 km. Mudanças no motor traseiro (o Q8 e-tron ainda tem um dianteiro) também contribuíram para esse ganho.

O propulsor tem 14 bobinas, ante as 12 do modelo anterior. De acordo com a Audi, isso garante a mesma geração de torque gastando menos energia.

Outra mudança é a capacidade de recarga, compatível agora com carregadores DC (corrente contínua e rápida) até 170 KW. Antes, a máxima era de 150 KW. A Audi informa que, agora, o Q8 e-tron leva cerca de 31 minutos para ser recarregado de 0 a 80%.

Já em sistema AC (corrente alternada e mais lenta), a compatibilidade é com carregadores até 11 KW nos modelos Performance Black, com 8h30 de tempo para recarga de 0 a 100%. Opcionalmente, há a compatibilidade com até 22 KW, o que reduz pela metade o tempo de recarga.

Esse extra tem preço de R$ 16.500. Nas versões Launch Edition, é item de série.

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Equipamentos

Outro opcional da linha e-tron, este para todas as versões, é o retrovisor digital, que custa R$ 15 mil. O sistema usa câmeras laterais posicionadas no lugar dos retrovisores convencionais. Elas projetam imagens em telas posicionadas nas portas dianteiras.

No caso dos Q8 e-tron equipados com o retrovisor digital, o número total de telas na cabine aumenta para seis. De série, todas as versões vêm com assistências como controlador de velocidade adaptativo (ACC), leitor de faixas com função de correção e câmera 360 com vista aérea.

Há ainda assistência automática ao estacionamento. Outros destaques da lista de itens de série são o ar-condicionado com quatro zonas de temperatura, o sistema de som Bang&Olufsen e os bancos dianteiros elétricos com memória.

O carro traz também a suspensão adaptativa. Os modos básicos são o normal e o confortável. No dinâmico, fica 1,3 cm mais baixa. No off-road, eleva-se 3,5 cm e no lift, posiciona-se 5 cm mais alta.

Na versão Sportback, o Q8 e-tron tem 4,92 metros de comprimento e 1,62 m de altura. A capacidade do porta-malas é de 528 litros no compartimento de trás, que traz abertura elétrica. Há outro na frente, com 60 litros.

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Imagem: Divulgação

Desempenho

As mudanças feitas na bateria do Q8 e-tron foram mais voltadas à eficiência que ao desempenho. O modelo mantém os 408 cv de potência e 67,8 kgfm de torque, com câmbio de uma marcha e tração 4x4 formada pelos dois motores elétricos.

Porém, houve leve ganho na aceleração de 0 a 100 km/h, que ficou um décimo de segundo mais rápida. De acordo com dados da Audi, o Q8 e-tron leva 5,6 segundos para cumprir a missão.

O carro tem aceleração muito forte, dessas de colar o corpo contra o banco. Entre outras razões, isso ocorre por causa de seu torque elétrico. Toda a força já está disponível a partir do momento que se pisa no pedal de aceleração, sem necessidade de atingir determinada rotação, como em produtos com motor a combustão.

Outro destaque do Q8 e-tron é a estabilidade. A bateria sobre o assoalho deixa o centro de gravidade mais baixo, característica ainda mais evidente na versão Sportback, cujo teto é rebaixado.

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A sensação de guiar o modelo é a de estar ao volante de um carro bem mais baixo, como hatch, perua ou sedã. O Q8 e-tron ganhou novo sistema de direção. A relação, que era de 15:8, foi para 14:6.

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