Pipoca no escapamento? Dica culinária perigosa em carros viraliza nas redes

Uma moda no mundo da preparação de veículos diz respeito à saída do escapamento no capô do carro, logo acima do motor. O sistema encurta a eliminação dos gases queimados pelo carro, mas dispensa itens primordiais do sistema, como catalisador, silenciadores e abafadores.

O dono de um Chevette achou ainda outra função para a modificação: fazer pipoca e comer o produto final de seu experimento. O vídeo logo viralizou nas redes e levantou dúvidas sobre os riscos - para o carro e para o ser humano - deste tipo de experimento.

Para o carro não vai ter nenhum problema, desde que a pipoca não entre no motor Pedro Luiz Scopino, responsável técnico da Scopino Auto Club.

Segundo o especialista, além da entrada de sujeira, o escapamento voltado para cima gera outros riscos para o carro, como a entrada de água com o motor desligado.

Caso isso aconteça, o motor pode sofrer o chamado calço hidráulico, que é quando o líquido impede o curso completo dos pistões, podendo causar quebras em peças como bielas e válvulas.

Para a saúde, no entanto, a notícia não é tão boa.

"Muitas substâncias e materiais produzidos na combustão são bastante nocivos à saúde humana. Eles são emitidos na forma gasosa e de pequenas partículas líquidas e sólidas", disse o químico Mauritz Gregorio de Vries.

"O monóxido de carbono, os óxidos de nitrogênio, os compostos orgânicos voláteis, os óxidos de enxofre e o material particulado, conhecido como fuligem, têm potencial de causar inflamações, tumores, alergias, entre outros. Certamente esses materiais têm a possibilidade de serem absorvidos no alimento", explicou.

Continua após a publicidade

Além disso, o uso do escapamento fora das especificações originais é uma infração grave, que pode render multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes