Robôs sofrem com vandalismo e levantam discussões sobre entregas autônomas

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Os robôs autônomos que fazem entregas tinham tudo para dar certo em um mundo cada vez mais conectado e comércio eletrônico exigindo cada vez mais estrutura de logística, mas os carrinhos soltos por aí estão causando uma série de problemas.

Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra um compilado do que os robôs estão sofrendo com vandalismo e furtos em Austin, no Texas. As imagens mostram os carrinhos tombados, sendo montados por uma mulher e preso em um canteiro central de uma movimentada avenida.

As empresas que usam a tecnologia estão começando a ser afetadas pela prevalência de vândalos e ladrões que interrompem o processo de entrega.

Uma fornecedora de entregadores robotizados disse que 99% das entregas são realizadas, apesar disso. Outra diz que os robôs são programados para desviar de pessoas que bloqueiam sua passagem e também podem acionar uma sirene caso percebam que estão sendo vandalizados.

A empresa ouvida pela KTLA, Serve Robots, diz que cada veículo é equipado com pelo menos 12 câmeras.

Além disso, os robôs estão enfrentando uma disputa por espaço. Na própria cidade de Austin, ciclistas estão reclamando de ter que dividir a ciclovia com os entregadores autônomos.

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"Minha opinião é que não acredito que isso pertença à ciclovia", disse Jake Boone, que atua como vice-presidente do Conselho Consultivo de Bicicletas da cidade a um jornal local. "Quase sinto que somos a cobaia dessa nova tecnologia, e isso me incomoda", disse ele.

O CEO da Refraction, empresa que está prestando esse serviço em Austin, Luke Schneider defende seus robôs e diz que eles são obrigados a dar passagem aos ciclistas e que há tecnologia para detectar a presença das bicicletas.

A opinião contrária não é, no entanto, de todos os ciclistas. A ideia de ver robôs substituindo veículos a combustão interna agrada muitos defensores das bicicletas.

"Temos um problema real com entregas em áreas urbanas", disse Chris Riley, ex-membro do Conselho da Cidade de Austin que agora é presidente da Bike Austin, outra organização de ciclistas. "Fico feliz em ver uma mudança na direção de outras formas de entrega, especificamente a que depende de veículos de escala mais humana".

Outra resistência aos robôs são as regulamentações de cada estado americano. Alguns limitam o peso e a velocidade de forma diferente de outros, o que acaba atrapalhando o desenvolvimento das máquinas.

Empresas como Amazon e FedEx pressionam o Congresso americano pela unificação da legislação, embora nenhum estado proíba o uso dos robôs. A governadora do Kansas, Laura Kelly, vetou um projeto de lei de 2022 que estabeleceria regras para bots de entrega operarem nas calçadas.

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No veto, Laura disse que não estavam claras as questões de responsabilidade em caso de acidentes e quem supervisionaria os veículos de entrega.

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