Como funciona o novo semáforo 'modernizado' que começou a operar em SP
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo
21/08/2023 04h00
A rede de semáforos da cidade de São Paulo começou a passar por uma modernização com foco na redução dos congestionamentos e também para reduzir e agilizar o reparo de eventuais panes nos aparelhos de sinalização de trânsito.
Os novos semáforos já começam a ser instalados em vias como as avenidas Pompeia e Doutor Arnaldo, na Zona Oeste da capital, e vêm acompanhados de uma placa com a frase "Semáforo em modernização".
Eles também trazem uma câmera e podem ser identificados por uma faixa amarela na borda da respectiva caixa de luzes.
Segundo a SP Regula (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo), os semáforos de todos 2.586 cruzamentos do Minianel Viário, que é a zona do rodízio municipal de veículos, serão trocados por novos nos próximos três anos.
Já existem 16 semáforos modernizados em operação, 111 em execução e 113 em fase final de projeto.
A expectativa é de que pelo menos 270 cruzamentos estejam modernizados até o fim de 2023,.
Como funcionam os novos semáforos
De acordo com Mauricio Nastari, gerente de iluminação pública da SP Regula, os novos semáforos são "inteligentes"
Eles são capazes de ajustar automaticamente o tempo de acionamento das luzes verde e vermelha conforme o trânsito
Os tempos máximo e mínimo de acionamento dessas luzes são programados previamente pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e são ajustados pelo próprio semáforo para melhorar o fluxo de veículos
Além disso, essa programação pode ser alterada remotamente por operadores da CET, por meio de uma central de controle
A câmera que o novo semáforo traz permite medir o acúmulo de carros em frente ao semáforo e substitui os chamados "laços", que são os sensores instalados no asfalto utilizados pelos semáforos convencionais
Essa câmera, chamada de "laço virtual", faz com que a operação do semáforo não seja afetada por recapeamento ou reparos que exijam a remoção temporária do "laço" convencional
Outra vantagem é de que os novos semáforos "conversam" entre si e são sincronizados de acordo com as chamadas sub-áreas, que são as grandes avenidas e suas adjacências
À prova de apagões?
Mauricio Nastari explica que todos os "semáforos inteligentes" são conectados entre si e com uma central de controle por meio de fibra ótica e chip de telefonia
Com essa redundância, é possível realizar de forma mais eficiente o monitoramento em tempo real do respectivo funcionamento
Esse monitoramento, segundo o gerente, permite mais agilidade no envio de equipes para o reparo de eventuais falhas causadas por interrupção no fornecimento de energia ou por furto de cabos elétricos
Conforme o executivo, os cerca de 4.000 semáforos que estão fora do Míni Anel Viário do município serão revitalizados nos próximos anos
Esses aparelhos não trazem a tecnologia adaptativa, informa, mas parte deles traz funcionalidades como o acesso remoto
É possível identificar imediatamente os aparelhos com mau funcionamento. Como são semáforos novos, também são menos propensos a panes. Antes da modernização, o percentual diário de semáforos com falhas era de aproximadamente 2% e hoje está em torno de 0,3%" Mauricio Nastari, gerente da SP Regula
PPP da Iluminação Pública
A modernização é realizada pela concessionária Ilumina SP, com gerenciamento da SP Regulae participação da CET
A concessionária assinou no dia 31 de agosto de 2022 contrato de concessão com 17 anos de duração para realizar esses serviços, agregados à PPP (parceria público-privada) da Iluminação Pública, que já estava sob responsabilidade da Ilumina SP
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o contrato relativo aos semáforos terá um custo de R$ 1,12 bilhão no período de 60 meses
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