Ford Territory: nova geração ganhará motivos para incomodar SUVs rivais?
Na segunda-feira (28), a Ford vai apresentar o novo Territory para o Brasil. Ainda que a geração atual não tenha disputado a liderança das vendas dentro do seu segmento, é sabido que a novidade vai ressurgir completamente mudada. Por isso, agora sim, tem tudo para virar o jogo. Na Argentina, por exemplo, o modelo (que já é comercializado) tem chamado atenção.
O Territory mira nos SUVs médios, entre eles, Jeep Compass, Chevrolet Equinox e VW Taos. Por se tratar de uma nova geração, certamente o preço irá passar dos R$ 219 mil cobrados atualmente - de todo modo, não chegará a encostar no Bronco (R$ 272.790).
O que não muda é que manterá a sua base no modelo JMC Yusheng S330, criado pela parceira chinesa da Ford. O que mais já sabemos? Veja mais detalhes a seguir.
Design e dimensões
Na parte externa, o destaque vai para os faróis de máscara negra com a iluminação por lâmpadas de LED. A grade frontal também foi trocada e ganhou elementos retangulares, ficando mais elegante
Além do mais, ganha um novo logotipo 'S', que indica que a motorização também é nova
Como se não bastasse, destacam-se as rodas de até 19 polegadas, bem como as estreitas lanternas traseiras de LED, posicionadas na horizontal
Os acabamentos de algumas peças, anteriormente cromados, agora são pintados de preto brilhante
No interior, vemos, mais do que nunca, como aposta no luxo para conquistar o público dos SUVs médios - cujos gostos são tipicamente mais maduros. O que mais contribui para isso é a presença de couro e madeira que envolvem todo o painel, transformando o acabamento em um estilo de dois tons
O seu tamanho o enquadra certinho na categoria dos SUVs médios. São 4,63 metros de comprimento, 1,75 m de altura, 1,93 m de largura e 2,72 metros de entre-eixos
Conjunto mecânico e números
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberNa China (país de origem do projeto) o utilitário possui a opção de um sistema híbrido-leve com um conjunto de baterias de 48V. Elas alimentam um motor elétrico que substitui o alternador e, ainda, ajuda nas arrancadas e no uso do start/stop. O ponto que que, até o momento, não está certo se terá este conjunto
O mínimo que podemos esperar é que venha com o motor 1.8 turbo a gasolina que produz 190 cv e 32,6 kgfm de torque. Nessa configuração, o câmbio é automático de 7 marchas, com tração apenas na dianteira.
Equipamentos
Nos demais países onde o novo Territory já chegou, as versões mais refinadas contam com duas telas (ambas de 12 polegadas)
De todo modo, a central multimídia provavelmente estará fora da tecnologia do Sync3, segundo apurado pelo colunista Jorge Moraes. Por outro lado, garantiram a presença de Apple CarPlay e Android Auto
Itens como acesso inteligente sem chave e freio de mão eletrônico com função auto-hold, monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em declive, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, freios a disco nas quatro rodas e assistência eletrônica à frenagem de emergência (EBA), entre outros, compõem o pacote de tecnologia desde as versões mais básicas
Na de topo (que, nos países estrangeiros, chama-se Titanium), adiciona carregador sem fio para smartphones, abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com função mãos livres, frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão frontal, assistente de mudança de faixa, farol alto automático, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com sistema Stop&Go, sensores de estacionamento dianteiros e câmera de visão 360°
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário