VW lança nova Saveiro para tentar incomodar Strada; veja preço e impressões

A Volkswagen acaba de lançar a reestilização da Saveiro, que chega com novo visual, equipamentos, acerto mais firme e elevado da suspensão e com a inédita versão Extreme (R$ 114.580), que chega para substituir a Cross.

Ao todo, são quatro configurações. As outras três são: Robust CS (R$ 95.770), Trendline CS (R$ 101.490) e Robust CD (R$ 109.710). As vendas começam na segunda-feira, dia 28 de agosto.

Ainda se trata da 5ª geração da picape (e, por isso, plataforma e conjunto mecânico não mudam), só que a chegada do facelift vem para renovar o apelo da Saveiro após 41 anos de mercado e mais de 1,6 milhão de unidades produzidas.

O que mais mudou

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Imagem: Divulgação

Entre as principais novidades estão o capô mais elevado e a grade dianteira que cresceu de tamanho. Além do mais, a proteção dos pára-lamas agora é mais demarcada e volumosa. Como se não bastasse, os faróis são novos, bem como a moldura do farol de milha - este que deixa de ser quadrado e passa a ser redondo - ganha forma mais moderna

Na traseira, a tampa da caçamba ganha a inscrição "Saveiro" para as versões Trendline e Extreme (ou "Robust" para a versão que tem este nome). No mais, o pára-choques traseiro é novo, as rodas de liga-leve e as calotas (para o conjunto de ferro) têm novo desenho, bem como as lanternas traseiras - que agora são de LED - têm nova assinatura dividida por frisos de black piano

No mais, o interior também exibe novidades. Apesar dos estofamentos e do friso do painel (com inscrição "Saveiro") ter mudado em todas as versões, é na Extreme que vemos absolutamente tudo. Agora vem com novo cluster com bordas das numerações pintadas de marrom, novo banco de couro e acabamentos de portas com tom cinza azulado fixado por costuras laranjas, além de acabamento escovado no lado do passageiro do painel

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Como se não bastasse, a suspensão foi recalibrada para melhorar o ângulo de ataque (23,8º) e o vão livre do solo (196 mm até o assoalho e 245 mm sob o eixo traseiro). Além disso, essas mudanças também favoreceram a rigidez do carro e a capacidade de acomodação de peso na caçamba. Para isso, a suspensão traseira opera com a ajuda de molas de duplo estágio

Conjunto mecânico e equipamentos

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Imagem: Divulgação

Segue com o conhecido motor 1.6 MSI de 16v que gera 116 cv e 16,1 kgfm. Com isso, é capaz de chegar aos 100 km/h em 9,9 segundos e até o limite de 181 km/h. O movimento vai até as rodas dianteiras por meio do câmbio manual de 5 marchas

Com isso tudo, nas versões com cabine simples, pode levar até 664 kg e 924 litros na caçamba. Nas versões mais caras CD, os números caem para 580 litros e 638 kg

Mas quando a Saveiro está apenas em ordem de marcha, segundo o Inmetro, as cabine simples fazem, no etanol, 7,9 km/l (cidade) e 9,1 km/l (estrada). Com gasolina, os números sobem para 11,5 km/l e 12,9 km/l

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As CDs, por sua vez, são menos econômicas, pois fazem, no etanol, 7,8 km/l (cidade) e 8,9 km/l (estrada), bem como 11,3 km/l (cidade) e 12,6 km/l (estrada), na gasolina

Entre os itens de segurança e comodidade que a VW destacou, estão o controle de estabilidade, controle de tração com bloqueio de diferencial eletrônico integrado, sensor de estacionamento com câmera de ré, assistente de partida em rampas e assistente de freio hidráulico

Entretanto, desde a versão mais simples da Saveiro 2024, vem de série com freios a disco nas quatro rodas, protetor de caçamba, rodas de 15 polegadas (aço) e pneus 205/60, texturização na régua do painel, indicador de direção nos retrovisores, DRL, além dos já mencionados sensor de estacionamento, controle de estabilidade e assistente de subidas

Impressões

A Saveiro sempre se destacou pela sua agilidade e robustez - e, para a alegria de quem gosta de dirigir, isso nada mudou. Hoje em dia as picapes compactas estão cada vez maiores, e o fato de a Saveiro não ter crescido é um ponto favorável para manter atributos como os da dirigibilidade dinâmica e as boas respostas ao pisar no acelerador. Com tudo isso e mesmo sem o turbo, desempenha muito bem e seu consumo não quebra a banca

Também testamos o carro com meia carga (cerca de 300 kg) e a estabilidade continua bem mantida. Com a suspensão de dois estágios, notamos apenas um pequeno atraso (natural) ao mudar de direção, mas se manteve firme em curvas e velocidades de cruzeiro mais elevadas

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Aliás, tanto com o carro vazio quanto carregado, vemos como se tornou mais valente ao transpor terrenos acidentados e ressaltos no solo, sem abrir mão do mesmo nível de maciez que já estávamos acostumados com a linha 2023

Entretanto, apesar do bom acerto do câmbio manual e dos recursos de auxílio eletrônico na condução, pode ser que o mercado sinta falta do câmbio automático (ou até mesmo de uma motorização turbo, que já se consolidou no gosto dos brasileiros). Como a versão Extreme também é pensada para o uso pessoal (segundo a própria VW), de fato viria bem a calhar

Outro ponto é que o espaço traseiro continua sendo um problema. Mesmo para mim, que meço 1m72, quando me sento no banco do motorista, sobra espaço apenas para as pernas de uma criança (e olhe lá). A marca chama a versão com a fileira traseira, mas por esse motivo e pelo fato de não haver uma porta traseira, talvez esteja mais para uma cabine estendida mesmo

Ainda assim, ao analisar a proposta de valor da Saveiro, ela certamente continuará brilhando, especialmente na configuração mais voltada ao trabalho, que são as cabines simples. O pacote de equipamentos da Extreme também é interessante e tem ótimo apelo, mas fico me perguntando sobre a ausência do câmbio automático e do espaço limitado da fileira traseira. Isso resolvido, serviria ainda mais ao uso pessoal (que é a proposta da opção de topo da veterana de mais de 40 anos de mercado)

Adicionais

Tendline CS: pacote interatividade (R$ 5.255) - multimídia composition touch, alto-falantes, volante multifuncional e câmera de ré / Pacote conforto (R$ 2.180) - Rodas de liga, farol de neblina, capota marítima, volante com altura de profundidade, tecidos nas portas, faixa degradê, retrovisor na cor do carro, entre outros

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Extreme CD: pacote tech (R$ 2.160) - piloto automático, sensor crepuscular, sensor de chuva, espelho retrovisor fotocrômico e assistência de frenagem em descidas até 30 km/h

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