Strada x Saveiro: onde cada uma vence, come poeira e qual é a melhor

Se o segmento das picapes já estava aquecido, agora que a Strada ganhou motorização turbo e a Saveiro chegou renovada, os veículos de caçamba prometem ainda mais. Hoje em dia, o segmento das compactas é o que melhor representa essa febre, uma vez que unem praticidade, equipamentos modernos e preços mais acessíveis.

De um lado, temos o modelo da VW que chega dia 28 às concessionárias, com preços que variam entre R$ 95.770 e R$ 114.580. Do outro, a Strada, que é nada mais nada menos do que o carro mais vendido do Brasil, com preços que vão de R$ 100.990 até R$ 132.990. Ou seja, as versões intermediárias da Saveiro vão coexistir, em preço, apenas com as básicas e as intermediárias da sua rival.

Entre essas, qual escolher? Além disso, o que oferece a versão de entrada da Saveiro, cujo preço é imbatível? E o que as versões mais refinadas da Strada têm para justificar a diferença de valor? Vamos responder todas essas questões a seguir e mostrar qual é a vencedora geral.

Mas vale a seguinte observação: cada versão de cada carro atenderá melhor cada uma das diferentes necessidades do público, de diferentes formas. Sejam elas a priorização de equipamentos, espaço, preço, características de dirigibilidade, entre outras. Se mais delongas, vamos às respostas.

Design

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No quesito mais subjetivo possível do embate, vemos uma evolução muito grande da Saveiro, especialmente no interior da versão topo de linha Extreme. Entretanto, os mais de R$ 18 mil cobrados pelas versões de topo da Strada se justificam e, com isso, conseguem ser a mais bonitas - sejam pelas cores e materiais no interior, ou até mesmo pelo novo visual externo

Entretanto, quando nivelamos as versões equivalentes das rivais em preço, vemos a picape da marca alemã superando a do grupo Stellantis. Isso porque a versão Volcano CD da Strada (R$ 114.990) só tem a moldura de black piano como o seu maior diferencial. Se tivesse algo também presente no seu exterior, a disputa ficaria mais acirrada

Portanto, o mérito da Stellantis é oferecer a possibilidade de se ter mais. Entretanto, a VW vence, no desempate, por conta de oferecer melhor desenho pelo mesmo preço

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Vida a bordo

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Se antes a vitória da Saveiro foi de 2x1, aqui a Strada ganha de 2x0. Isso porque apesar da Saveiro com cabine dupla começar nos R$ 109.710 (o que é menos do que os R$ 112.990 cobrados pela Strada CD mais em conta), a picape da Fiat oferece espaço bem mais generoso na fileira traseira. Além disso, quando ambas têm o assento de trás, a caçamba da Saveiro comporta até 580 litros, enquanto a da Strada aumenta esses números para 844 litros

Dirigibilidade

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Aqui o jogo volta a ficar mais acirrado. Enquanto a Strada, por ser maior, tem maior capacidade de transpor objetos (aliás, a versão Ranch vem com pneus mistos para uma melhor dirigibilidade na lama), a Saveiro tem dinâmica mais ágil e tem posição ligeiramente mais ergonômica

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Outro ponto em que a Saveiro consegue se superar é no isolamento acústico, entretanto, não tem qualquer oferta de câmbio automático (ao contrário da Strada, que adiciona o equipamento a partir da versão Volcano de R$ 120.990)

Comparando manual com manual, ambas são idênticas em preço (pareando a versão de topo da VW com a Strada manual mais completa). Logo, pela possibilidade de a Saveiro ser mais em conta (nas versões mais simples) e poder oferecer os mesmos atributos em dirigibilidade, apesar do empate numérico, ganha por um triz da picape da Stellantis

Consumo e desempenho

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Por conta da Strada ter opção de motores 1.3 manual e automática, bem como a motorização 1.0 turbo AT, as possibilidades de comparação com a única configuração da Saveiro (1.6 16v manual) acabam ficando maiores

A picape da VW desenvolve 116 cv e 16,1 kgfm. Com isso, é capaz de chegar aos 100 km/h em 9,9 segundos e até o limite de 181 km/h. Nas versões com cabine simples, pode levar até 664 kg. Nas com cabine dupla, são 638 kg

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Segundo o Inmetro, as cabine simples fazem, no etanol, 7,9 km/l (cidade) e 9,1 km/l (estrada). Com gasolina, os números sobem para 11,5 km/l e 12,9 km/l

Partindo para a Strada, começa com motor 1.3 Firefly de 109 cv e 14,2 kgfm. A capacidade de carga é ligeiramente superior (650 kg na cabine dupla e 720 kg na cabine simples). Em ambas as carrocerias, vão até os 100 km/h em 11,6 segundos e chegam aos 171 km/h. Com câmbio automático CVT, os números pioram para 12 segundos e 165 km/h

Segundo o Inmetro, na cabine simples, faz 8,9 km/l (cidade/etanol), 10,4 km/l (estrada/etanol), 12,9 km/l (cidade/gasolina) e 14,7 km/l (estrada/gasolina). A cabine dupla, faz 8,9 km/l (cidade/etanol), 10,0 km/l (estrada/etanol), 12,5 km/l (cidade/gasolina) e 14,3 km/l (estrada/gasolina) com câmbio manual, além de 8,8 km/l (cidade/etanol), 9,8 km/l (estrada/etanol), 12,5 km/l (cidade/gasolina) e 13,3 km/l (estrada/gasolina) com câmbio automático

Mas é com o novo motor 1.0 turbo de até 130 cv e 20,4 kgfm (e câmbio CVT) que ela chama atenção. Faz de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e chega aos 180 km/h (apesar de a velocidade final ser similar, a Strada acelera mais rápido). A capacidade de carga ainda é de 650 kg

Segundo o Inmetro, faz 8,3 km/l (e) e 12,1 km/l (g) na cidade. Na estrada, os números vão para 9,4 km/l (e) e 13,2 km/l (g)

Em conclusão, a Strada ganha nesse item, pois as versões que têm de ser mais econômicas do que a Saveiro o são, bem como as versões que têm de acelerar mais do que a picape da VW o fazem. Ainda assim, interessante perceber como a Saveiro consegue entregar bons números, tanto de desempenho, quanto de consumo - e é por isso que se estabelece bem no caminho do meio

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Equipamentos e segurança

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Aqui vamos comparar os itens de série de ambas e o que oferecem as respectivas versões mais completas. Para igualar com o preço da Saveiro topo de linha, vamos incluir a Strada Volcano CD mais uma vez

A Saveiro vem de série com freios a disco nas quatro rodas, protetor de caçamba, rodas de 15 polegadas (aço) e pneus 205/60, texturização na régua do painel, indicador de direção nos retrovisores, DRL, além dos já mencionados sensor de estacionamento, controle de tração e estabilidade e assistente de subidas, além de dois airbags

A versão de topo adiciona bloqueio de diferencial eletrônico, rodas de liga leve de 15 polegadas, inscrições no exterior, faróis de milha, DRL de LED, central multimídia, sensor de estacionamento com câmera de ré, assistente de partida em rampas, assistente de freio hidráulico, mais dois airbags (total de 4), bancos de couro, entre outros. Com o pacote tech (R$ 2.160), ainda adiciona assistente de controle de descida com função Off-Road, piloto automático, espelho retrovisor interno fotocrômico e sensores de chuva e luz

A Strada de entrada tem alarme, vidros e travas elétricas, chave com telecomando, capota marítima e entrada USB. Equipamentos como airbags laterais e vidro traseiro com desembaçador são exclusivos das versões quatro portas

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A Volcano (mesmo preço da Saveiro Extreme) tem central multimídia de sete polegadas, faróis de LED, sensor de estacionamento, barras longitudinais de teto, santantônio e rodas de liga leve de 16 polegadas. Com o câmbio CVT (R$ 120.990), acrescenta bancos de couro marrom, rodas exclusivas, pneus de uso misto, faróis de neblina de LED, ar-condicionado digital automático, câmera de ré e estribo lateral

A versão de topo, por sua vez, passa a ter rodas exclusivas de aro 16, ar-condicionado digital automático, retrovisores escurecidos e estribo lateral

Ou seja, quanto à parte de equipamentos, a Strada só vai valer a pena aos que pagarem mais pela versão com câmbio CVT (pela grande vantagem que ele traz). Ainda assim, não tem a lista tão recheada quanto a Saveiro Extreme com o pacote tech

Comparando as versões de entrada de ambas, a Saveiro também leva em equipamentos. Entretanto, a Strada dá um banho na versão de topo. Ainda assim, numericamente, a Saveiro é a que leva esse item

Custo-benefício

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Aqui vamos atribuir peso dobrado por ser o tópico que mais sintetiza os atributos e os defeitos dos carros em uma coisa só. A Saveiro é a que mais veio ganhando até aqui, mas na maior parte dos casos, foi por pouco. Ou seja, mesmo nos aspectos em que ela se saiu melhor, a sua rival não chega a "fazer feio". Nos itens em que a Strada vence, por sua vez, ela tende a se destacar mais

Além desse fator, para definir qual tem o melhor custo-benefício é importante considerar o que o público de picape mais valoriza e a quantidade de possibilidades de escolha que a marca propõe a ele

Além dos diferentes pacotes e das variações entre as versões, o consumidor está de olho na boa capacidade de carga e de volume na caçamba, ter possibilidade de escolher entre algo mais econômico ou mais potente (mas com o mínimo de equilíbrio entre eles), espaço interno e dirigibilidade confortáveis, equipamentos modernos, tamanho, design, entre outros. E somando aqui e acolá, quem faz mais jus à caçamba, no geral, é a Strada

Ainda que, como adiantamos na introdução, cada versão de cada modelo possa oferecer uma melhor relação custo-benefício para diferentes necessidades mais específicas, a picape da Fiat consegue ser mais abrangente do que a da VW, com vantagem até nas possibilidades de escolha. Ainda assim, a Saveiro não deixa de agradar aqueles que vão priorizar ao máximo, e individualmente, os tópicos onde ela foi a vencedora, por exemplo

Vencedor

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Chegou a hora de declarar, dentre ambas, qual é a picape a se comprar. Tirando aqueles que só querem saber do menor preço possível para um veículo dessa categoria, ou aqueles que topam ter o máximo que dá em determinados aspectos, a Saveiro não é a que mais vai encantar

A Strada, por isso, é quem se sobressai. Além de acomodar mais objetos em sua caçamba, é a mais econômica (com o motor 1.3) e a mais rápida durante acelerações (com o motor 1.0 turbo) - e, por isso, vai de gosto

Além do mais, na hora de levar familiares e amigos, a tarefa só é tranquila de verdade na picape da Stellantis mesmo. Tudo bem que a Saveiro "fala mais alto" em dirigibilidade, mas a Strada oferece um excelente equilíbrio também - e com vantagem sobre a sua rival até mesmo em alguns aspectos de dinâmica e conforto

E pode até não ser a mais equipada ou necessariamente a mais bonita quando comparamos versões de ambas com preço similar, mas é inegavelmente a mais bela e completa de todas, na compra das versões de topo Ranch e Ultra

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